Senadores comemoram escolha de brasileiro para comandar a OMC — Rádio Senado

Senadores comemoram escolha de brasileiro para comandar a OMC

LOC: SENADORES COMEMORARAM, EM PLENÁRIO, A ESCOLHA DE UM BRASILEIRO PARA A DIRETORIA GERAL DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO. 

LOC: O DIPLOMATA ROBERTO AZEVEDO SERÁ O PRIMEIRO BRASILEIRO A DIRIGIR O ORGANISMO MÁXIMO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. 

(Repórter) Roberto Azevedo deve assumir o cargo de diretor geral da OMC em setembro, em substituição a Pascal Lamy, que está na função desde 2005. Diplomata de carreira, Azevedo tem 55 anos e foi eleito em disputa com o mexicano Hermínio Blanco, tido como o candidato dos países mais ricos. O senador Wellington Dias, do Piauí, líder do PT no Senado, ressaltou que a eleição de Roberto Azevedo contou com o apoio de várias nações emergentes e em desenvolvimento. 

(Wellington Dias) Teve a participação do grupo dos Brics, Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, além dos países de língua portuguesa e várias nações da América Latina, que coloca uma nova condição de evitarmos, num momento em que tem disputas que muitas vezes coloca instabilidades inclusive para as nossa indústrias, para o nosso setor agrícola, muitas vezes por artifícios feitos pela direção da OMC, eram encaminhadas medidas que praticamente bloqueavam produtos brasileiros em muitos pontos. 

(Repórter) Também o senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, destacou a eleição de Roberto Azevedo. (Valdir Raupp) Um fato histórico e muito importante para o Brasil, é o cargo mais importante já conquistado por um diplomata brasileiro em organismo internacional. 

(Repórter) Outro a celebrar a escolha de um brasileiro para a OMC foi o senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo. 

(Eduardo Suplicy) Quero também cumprimentar o embaixador Roberto Azevedo pela eleição e desejando muito boa sorte lá na Organização Mundial do Comércio. 

(Repórter) Entre as funções da Organização Mundial do Comércio está a de supervisionar a aplicação de acordos internacionais e intermediar soluções para conflitos entre os países membro na área do comércio.
07/05/2013, 08h09 - ATUALIZADO EM 07/05/2013, 08h09
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00