Indígenas denunciam que não têm direitos legais respeitados — Rádio Senado

Indígenas denunciam que não têm direitos legais respeitados

LOC: REPRESENTANTES DE ÍNDIGENAS DENUNCIARAM QUE NÃO TÊM OS DIREITOS LEGAIS RESPEITADOS. 

LOC: ELES FORAM OUVIDOS NESTA QUINTA-FEIRA, NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) Os povos indígenas pediram o apoio dos senadores da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa para que as conquistas garantidas por leis não sofram retrocessos. As lideranças e representantes da sociedade civil organizada que apóiam a causa dos índios denunciaram que a violência e o avanço do agronegócio e empreiteiras sobre as áreas desses povos continuam a ser um problema frequente em diversos pontos do país, causando morte, fome e pobreza. Todos os participantes foram contra a proposta de emenda à constituição que pretende dar ao Congresso Nacional a atribuição para demarcar terras indígenas. Hoje essa função é da Fundação Nacional do Índio, a FUNAI. O líder indígena dos Guarani Kaiowá, Otoniel Kaiowá, pediu o apoio dos senadores para promover mudanças na proposta. 

(Otoniel Kaiowá) “Nós vamos ficar aqui acompanhando todos os processos. E agora ainda posso pisar meu pé de um lado do congresso no senado”. 

(Repórter) O senador Randolfe Rodrigues do PSOL do Amapá, considera a proposta uma afronta aos direitos adquiridos. 

(Randolfe Rodrigues) Aliás o ideal seria que uma proposta de emenda constitucional como essa nem ousasse tramitar, tanto acinte que ela é”. 

(Repórter) A presidente da comissão, senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, disse ser importante cobrar do Poder Executivo que as leis que asseguram os direitos indígenas sejam efetivamente colocadas em prática. 

(Ana Rita) “Chamar a atenção dos congressistas mas também, principalmente, do poder público, do executivo brasileiro para que coloque em pratica nossa legislação. 

(Repórter) As lideranças indígenas estão reunidas em Brasília até 19 de abril, Dia do Índio. Discutem a situação dos povos e cobram mais atenção do Poder Executivo para demandas, como alimentação, saúde, demarcação de terras e educação.
18/04/2013, 04h13 - ATUALIZADO EM 18/04/2013, 04h13
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00