Comissão aprova MP que autoriza redes particulares a ofertarem bolsas — Rádio Senado

Comissão aprova MP que autoriza redes particulares a ofertarem bolsas

LOC: A COMISSÃO MISTA APROVOU, POR UNANIMIDADE, NA NOITE DESTA QUARTA-FEIRA, A MEDIDA PROVISÓRIA QUE AUTORIZA AS INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE ENSINO SUPERIOR A OFERECEREM BOLSAS DE FORMAÇÃO TÉCNICA.  

LOC: ANTES, APENAS AS REDES MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE ENSINO PÚBLICO E OS SISTEMAS NACIONAIS DE APRENDIZAGEM PODIAM FAZER ISSO. A REPORTAGEM É DE MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) As bolsas poderão ser oferecidas pelas instituições privadas dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Segundo dados do governo, o Pronatec já matriculou, em cursos técnicos e de qualificação profissional, dois milhões e oitocentos mil jovens. Para o relator da emepê, senador Paulo Bauer, aumentar a oferta de cursos técnicos é uma necessidade imposta pelo atual mercado de trabalho: 

(Paulo Bauer) “As profundas e rápidas transformações tecnológicas e do setor produtivo que vem ocorrendo nas últimas décadas geraram a necessidade de recursos humanos mais bem capacitados e em permanente processo de qualificação. Na atualidade, a formação do trabalhador precisa ser geral e ao mesmo tempo especializada. Até mesmo as atividades mais simples exigem uma qualificação incial.” 

(Repórter) O senador do PSDB de Santa Catarina acatou parte das 38 sugestões apresentadas por deputados e senadores para modificar o texto original da medida provisória encaminhada pelo governo. Entre as mudanças, está a criação de um sistema de avaliação nacional da educação profissional. O texto da medida provisória 593 segue agora para a análise dos plenários da Câmara e do Senado.
17/04/2013, 07h58 - ATUALIZADO EM 17/04/2013, 07h58
Duração de áudio: 01:17
Ao vivo
00:0000:00