Senado aprova Estatuto da Juventude com restrições para meia-entrada — Rádio Senado

Senado aprova Estatuto da Juventude com restrições para meia-entrada

LOC: O SENADO APROVOU O ESTATUTO DA JUVENTUDE COM RESTRIÇÕES SOBRE MEIA-ENTRADA. 

LOC: MODIFICAÇÕES FAZEM COM QUE O TEXTO RETORNE PARA NOVA VOTAÇÃO NA CÂMARA. REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(Repórter) O texto prevê cota máxima de 40% da plateia de um teatro, por exemplo, para a venda de meia entrada a estudantes entre 15 e 29 anos. O pedido, feito pela classe artística, foi defendido pela senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul: 

(Ana Amélia) O estudante, a terceira idade, ao fazerem a feira, não tem obrigatoriamente, o preço do quilo do açúcar, do feijão barateado em 50% do valor no supermercado. É o argumento da Fernanda Montenegro, que, penso, deve ser levado em conta. Não estamos pedindo, disse ela, o fim desse privilégio, estamos pedindo que se confirme a cota de 40% das plateias. 

(Repórter) Também há restrição para a venda de bilhetes em ônibus interestaduais. A proposta garante a ocupação de dois assentos gratuitos e de outros dois lugares com 50% de desconto para estudantes que comprovarem renda familiar de até dois salários mínimos. E como explicou o relator da matéria na Comissão de Assuntos Sociais, Paulo Paim, do PT gaúcho, os três grandes eventos esportivos programados para o Brasil entre 2013 e 2016 não serão cobertos pelo Estatuto: 

(Paulo Paim) Porque da forma que estava, genericamente, dizia que toda lei que for criada para esse fim, poderá ser excluída. Houve entendimento de fixar que seria somente para as olimpíadas, copa das confederações e copa do mundo. 

(Repórter) O projeto ainda estabelece a garantia de direitos em áreas como saúde, educação, acesso à justiça e trabalho. Itens como financiamento de faculdade, cursos de extensão e bolsas de estudo também são contemplados. Além disso, prevê que o poder público deve desenvolver programas educativos e culturais voltados para o público jovem nos meios de comunicação. Com as mudanças aprovadas pelo Senado, o texto volta para nova votação na Câmara dos Deputados.
16/04/2013, 10h52 - ATUALIZADO EM 16/04/2013, 10h52
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00