Senado deve votar criação do estatuto nesta terça-feira — Rádio Senado

Senado deve votar criação do estatuto nesta terça-feira

LOC: O PROJETO QUE CRIA O ESTATUTO DA JUVENTUDE DEVE SER VOTADO PELO PLENÁRIO DO SENADO NESTA TERÇA-FEIRA. A VOTAÇÃO FOI CONFIRMADA PELO PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, DO PMDB DE ALAGOAS. 

LOC: E O SENADOR RANDOLFE RODRIGUES, DO PSOL DO AMAPÁ, QUER GARANTIR O BENEFÍCIO DA MEIA ENTRADA PARA ESTUDANTES E JOVENS DE BAIXA RENDA NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES E NA COPA DO MUNDO. A REPORTAGEM É DE MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repóter) A proposta cria o Sistema Nacional de Juventude e estabelece uma série de políticas públicas para os brasileiros de 15 a 29 anos de idade. O projeto assegura aos estudantes e aos jovens de baixa renda, meia entrada em eventos culturais e esportivos em todo o território nacional. A exceção foi feita apenas para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Mas o senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, não concorda com essa medida e vai tentar assegurar o benefício da meia entrada mesmo nos eventos promovidos pela FIFA. Para o senador Alvaro Dias, do PSDB do Paraná, o problema foi que o governo brasileiro aceitou todas as exigências feitas pela Federação Internacional de Futebol: 

(Alvaro Dias) O governo fez segredo dos compromissos que assumiu com a FIFA. A sociedade não debateu em que termos o governo negociou com a FIFA, uma entidade privada internacional, a realização da Copa no Brasil. E o governo aceitou todas as imposições. Todas as condições impostas pela entidade internacional foram de forma submissa atendidas pelo governo brasileiro. 

(Repórter) Apesar dessa polêmica, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, espera uma votação tranquila nesta terça-feira. Ele defendeu em plenário a aprovação do projeto, que considera um avanço para a juventude: 

(Renan Calheiros) O mais importante é que a aprovação do estatuto significa que aos jovens serão dadas melhores condições de acesso à cultura de nosso país, e sem dúvida a possibilidade de serem ainda mais ativos na construção de um Brasil mais soberano e mais desenvolvido. 

(Repórter) O Estatuto da Juventude determina também que todas as escolas tenham local apropriado para a prática de atividades poliesportivas; prevê ainda a expansão do ensino superior público e de programas de bolsas de estudos em universidades privadas.
15/04/2013, 06h24 - ATUALIZADO EM 15/04/2013, 06h24
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00