Comissão debate situação dos abatedouros bovinos — Rádio Senado

Comissão debate situação dos abatedouros bovinos

LOC: A SITUAÇÃO DOS ABATEDOUROS BOVINOS FOI TEMA DE REUNIÃO NA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DESTA TERÇA-FEIRA. HÁ UMA DENUNCIA DE FALTA DE HIGIENE E CRUELDADE NA HORA DE ABATER OS ANIMAIS.

LOC: O PROBLEMA ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS, SEGUNDO OS PARTICIPANTES DA AUDIENCIA PUBLICA. A INFORMAÇÃO É DE ANA BEATRIZ SANTOS: 

(Repórter) Um dos grandes problemas enfrentados na hora de fiscalizar o abate dos animais é que não há um padrão de procedimentos sanitários a ser seguido em todo o país. Foi o que afirmaram os secretários de agricultura de cinco estados e do Distrito Federal, presentes na audiência pública. Ainda segundo eles, muitas vezes a fiscalização é feita por médicos veterinários, que sofrem pressões políticas. A denúncia das irregularidades foi feita pela organização Amigos da Terra. O presidente da ONG, Roberto Smeraldi, explicou que é preciso uma única norma para fiscalizar os abatedouros.

(Roberto Smeraldi) Nós estamos aqui pra construir soluções e hoje nos entendemos que a solução passa pela superação dessa situação do triplo padrão e passa pela importante ação que o conselho dos veterinários pode tomar. 

(Repórter) O representante do Ministério da Agricultura, Enio Marques Pereira, também defendeu a padronização das normas. Ele anunciou que o orçamento de 2013 prevê dinheiro para isso.

(Enio Marques Pereira) Existe uma coordenadoria geral que vai cuidar desse assunto e existe uma pré disposição dos governos estaduais em aumentar o escopo d e suas agencias de defesa pra atingir de uma forma mais célere de uma forma mais organizada essa responsabilidade da fiscalização dos estados e de apoio a fiscalização dos municípios.

(Repórter) O senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, e autor do pedido para a audiência, quer transparência na discussão para que os consumidores possam cobrar das autoridades.
 
(Blairo Maggi) No momento em que você joga tudo na mesa, bom, prefeitura foi La, ou estado foi La fechou, mas o juiz autorizou, ai tem que por o ministério publico no meio, vai faltar carne na mesa do pessoal, então vamos estabelecer uma grande confusão aí vai achar solução pro problema.
 
(Repórter) Segundo a pesquisa da ONG Amigos da Terra, existem mil e quinhentos abatedouros no Brasil com autorização de funcionamento. As exigências sanitárias variam conforme a destinação da carne, seja para o comercio local, entre cidades, estados ou para a exportação.
09/04/2013, 03h15 - ATUALIZADO EM 09/04/2013, 03h15
Duração de áudio: 02:23
Ao vivo
00:0000:00