CCJ aprova PEC que inclui proteção ao adolescente como um direito social — Rádio Senado

CCJ aprova PEC que inclui proteção ao adolescente como um direito social

LOC: A PROTEÇÃO AOS ADOLESCENTES PODE VIRAR UM DIREITO SOCIAL PREVISTO NA CONSTITUIÇÃO. 

LOC: UMA PROPOSTA COM ESTE OBJETIVO FOI APROVADA NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: Atualmente, o artigo sexto da Constituição Federal já determina uma série de direitos sociais. Entre eles, o direito à educação, previdência social, trabalho, lazer, alimentação, moradia e proteção à maternidade e à infância. O texto constitucional e o Estatuto da Criança e do Adolescente também estabelecem a responsabilidade da família, do Estado e da sociedade na proteção de crianças e jovens. A Proposta de Emenda à Constituição apresentada pelo senador Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina, inclui a proteção à adolescência na lista dos direitos sociais. Para a relatora, senadora Lúcia Vânia, do PSDB de Goiás, a iniciativa busca corrigir uma lacuna na Constituição em relação aos direitos dos jovens. 

(Lúcia) O objetivo desta proposta é corrigir uma omissão constitucional pois são garantidos diversos direitos às crianças e adolescentes mas somente a proteção à infância está incluída nos direitos sociais. Esta omissão cria uma incoerência.  

(REPÓRTER) A proposta de mudança na Constituição deve ser analisada em dois turnos pelo plenário do Senado, e, se aprovada, segue para a Câmara dos Deputados.
03/04/2013, 01h13 - ATUALIZADO EM 03/04/2013, 01h13
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00