Miriam Belchior confirma sanção do Orçamento 2013 para próxima semana — Rádio Senado

Miriam Belchior confirma sanção do Orçamento 2013 para próxima semana

LOC: EM VISITA AO SENADO, MINISTRA DO PLANEJAMENTO CONFIRMA PARA A PRÓXIMA SEMANA A SANÇÃO DO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO DE 2013.  

LOC: A OPOSIÇÃO APOSTA EM DEZENAS DE VETOS. MAS O RELATOR DO PROJETO AVALIA QUE A VONTADE DO CONGRESSO NACIONAL SERÁ RESPEITADA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Aprovado pelo Congresso Nacional na primeira quinzena de março, o Orçamento Geral da União de 2013 deverá ser sancionado até o dia 4 de abril. Após participar de uma cerimônia no Senado, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, explicou que a publicação detalhada da arrecadação e gastos do governo federal está dentro do prazo de 15 dias. Mas explicou que um erro de digitação adiou a sanção do Orçamento. 

(Belchior) Recebemos na semana passada uma correção porque o Congresso mandou com um pequeno erro que precisou ser corrigido. Isso atrasou em uma semana essa análise mais criteriosa do governo. É possível que na semana que vem haja a sanção do Orçamento. 

REP: O vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, lembrou que o próprio Congresso Nacional atrasou em três meses a aprovação do Orçamento devido à polêmica da derrubada dos royalties do petróleo. Nesse período, o governo se valeu de uma medida provisória liberando R$ 42 bilhões. O senador paranaense acredita que o texto aprovado pelo legislativo poderá sofrer diversos vetos por parte da equipe econômica. 

(A.Dias) Obviamente, teremos vetos, já que o Congresso sempre exagera nas emendas. Mas o Orçamento tem pouca importância. É uma peça realmente de ficção porque o governo executa de forma pífia. Portanto, há o contingenciamento de boa parte daquilo que está consignado no Orçamento. 

REP: O relator do Orçamento, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, não acredita que a peça orçamentária seja sancionada com muitos vetos. Ele lembrou que o projeto de 2013 já foi feito com uma série de restrições financeiras devido à crise econômica mundial. 

(Jucá) Foi um Orçamento feito em contato diretamente com o governo, com a base parlamentar do Congresso, com os líderes, tanto do governo quanto da oposição. Acredito que construímos um Orçamento que retrata a realidade do país e um Orçamento que dá condições para o governo trabalhar bem. Não acredito que haverá muito vetos.  

REP: Entre as prioridades do Orçamento deste ano estão medidas para estimular a economia, como investimentos em obras de infraestrutura e a redução ou isenção de impostos.
27/03/2013, 01h26 - ATUALIZADO EM 27/03/2013, 01h26
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00