Senado instala a Procuradoria da Mulher — Rádio Senado

Senado instala a Procuradoria da Mulher

LOC: O SENADO INSTALA A PROCURADORIA DA MULHER QUE VAI ACOMPANHAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROTEÇÃO À MULHER E ENCAMINHAR DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA. 

LOC: A TITULAR DO CARGO ELEGE COMO PRIORIDADE A VOTAÇÃO DE PROJETOS DE LEI QUE AUMENTEM O ESPAÇO DA MULHER NA POLÍTICA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, empossou a senadora Vanessa Grazziotin do PC do B do Amazonas no cargo de procuradora especial da mulher. A instância, criada recentemente, será responsável por defender os direitos da mulher, incentivar a atuação das senadoras nos trabalhos legislativos e na administração do Senado, além de receber, analisar e enviar para as autoridades competentes as denúncias de violência e discriminação contra a mulher, como ressaltou Renan Calheiros. 

(Renan Calheiros) A Procuradoria Especial da Mulher do Senado nasceu com o propósito de funcionar como uma guardiã dos interesses femininos e dessa forma atuar na defesa de projetos de lei que tratem da defesa dos direitos da mulher e de incentivar o envolvimento das parlamentares nos trabalhos legislativos e na administração do Senado Federal. 

(Repórter) A senadora Vanessa Grazziotin elegeu como prioridade a votação de projetos de lei que aumentem a participação das mulheres nos cargos políticos ao lembrar que apenas 10% dos parlamentares eleitos para o Congresso Nacional são do sexo feminino. 

(Vanessa Grazziotin) E a gente precisa em vários aspectos avançar muito. E a política é um exemplo disso. É impossível o Brasil já há bastante tempo ostentar o mesmo nível de uma média de 10% da participação feminina no Parlamento. Isso coloca o Brasil numa posição muito ruim diante do mundo. 

(Repórter) A relatora da CPI da Violência contra a Mulher, senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, destacou que a Procuradoria terá o papel importante de dialogar com a sociedade no recebimento de sugestões e denúncias. 

(Ana Rita) A Procuradoria vai cumprir esse importante papel de fazer esse diálogo com a sociedade. Mais do que isso de articular com todos os órgãos públicos aquilo que chegar ao Senado Federal. Fará também esse diálogo com a Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, com os Ministérios, com os demais órgãos do governo federal e do sistema de justiça, que é fundamental.  

(Repórter) Ainda na cerimônia de posse de Vanessa Grazziotin, o presidente do Senado entregou para representantes das Nações Unidas mensagens de centenas de mulheres que circularam pelas dependências do Congresso Nacional por ocasião do Dia Internacional da Mulher pedindo o fim da violência e a igualdade de gêneros.
26/03/2013, 07h42 - ATUALIZADO EM 26/03/2013, 07h42
Duração de áudio: 02:31
Ao vivo
00:0000:00