Governador de PE pede retirada do porto de Suape das novas regras do setor — Rádio Senado

Governador de PE pede retirada do porto de Suape das novas regras do setor

LOC: O GOVERNADOR DE PERNAMBUCO, EDUARDO CAMPOS, PEDIU A RETIRADA DO PORTO DE SUAPE DAS NOVAS REGRAS DO SETOR.

LOC: MAS DEMAIS REPRESENTANTES DE GOVERNOS ESTADUAIS E A MINISTRA CHEFE DA CASA CIVIL DEFENDERAM A MP DOS PORTOS NA ÚLTIMA AUDIÊNCIA SOBRE O TEMA. A REPORTAGEM É DE NILO BAIRROS: 

(Repórter) Os representantes do Rio Grande do Sul e da Bahia ressaltaram o apoio de seus governos à medida provisória. Segundo eles, as novas regras vão ampliar a capacidade de investimento público e privado, racionalizar custos e agilizar a exportação brasileira. O coordenador de políticas públicas de infraestrutura da Bahia, Eracy Lafuente, lembrou que seu estado já usa a MP como modelo na construção de uma unidade em Ilhéus.

(Eracy Lafuente) O terminal portuário do porto sul, que tem uma ferrovia de 1.500 quilômetros, que vai do oeste ao leste do país, levando variadas cargas, dentre as quais granéis sólidos, que vão de minérios a grãos, bem como líquidos e outras cargas que poderão ser manufaturadas através de contêineres, entre eles algodão, hortifrutigrangeiros. Rep: Já o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, teme impactos negativos para Suape. Criado no final dos anos 60, Suape conta com 105 empresas em seu pátio de operações. Eduardo Campos disse que o porto deve receber três bilhões de reais até 2014, dois terços desse valor investido pelo Estado e, finalmente, pediu para que Suape fique fora da MP.
 
(Eduardo Campos) Não queremos ferir os fundamentos da medida provisória, se não tem problema para o Rio Grande do sul e para a Bahia, não vai ter problema para nenhum estado dos senhores, se excetua o Porto de Suape e a gente está resolvido e aprova rapidamente a medida provisória, que é boa para o país. 

(Repórter) A ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, defendeu a centralização da gestão dos portos lembrando que o próprio Tribunal de Contas da União apontou a falta de padronização nos atuais processos de arrendamento
 
(Gleisi Hoffmman) Infelizmente na podemos tratar um porto de maneira isolada, por mais eficiente que seja sua gestão. Ou nós integramos e tornamos esse sistema eficiente, ou nós não vamos ter uma logística eficiente e o custo Brasil continuará alto.

(Repórter) Essa foi a sétima e última audiência pública sobre o assunto. O relator da MP, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, espera votar o texto até o dia 10 de abril. Depois disso, a MP segue para votações nas duas Casas do Congresso.

26/03/2013, 06h31 - ATUALIZADO EM 26/03/2013, 06h31
Duração de áudio: 02:17
Ao vivo
00:0000:00