CCT escolhe nomes para subcomissão do marco regulatório da mineração — Rádio Senado

CCT escolhe nomes para subcomissão do marco regulatório da mineração

LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA JÁ ESCOLHEU OS NOMES DOS SENADORES QUE VÃO FAZER PARTE DA SUBCOMISSÃO ENCARREGADA DE SUGERIR UM MARCO REGULATÓRIO PARA A MINERAÇÃO DAS "TERRAS RARAS".  

LOC: AS CHAMADAS TERRAS RARAS SÃO UM GRUPO DE 17 ELEMENTOS QUÍMICOS METÁLICOS USADOS EM ALTA TECNOLOGIA, MERCADO CONSIDERADO ESTRATÉGICO E HOJE DOMINADO PELA CHINA. REPÓRTER: ANA BEATRIZ SANTOS.  

TÉC: A Comissão de Ciência e Tecnologia apresentou os nomes dos cinco senadores que vão compor a subcomissão encarregada de elaborar o marco regulatório para a mineração de terras raras no Brasil: Aníbal Diniz, do PT do Acre; Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina; Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia; Aloísio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo; e Alfredo Nascimento, do PR do Amazonas. "Terra rara" é o nome dado pela ciência a uma série de 17 metais que tem várias aplicações tecnológicas. O uso desses minerais é essencial para a produção de equipamentos eletrônicos e de informática mais sofisticados, como fios supercondutores, lâmpadas de LED, smartphones, tablets, notebooks e telas de plasma. E também para a indústria de automóveis movidos a energia elétrica. O senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, que propôs a criação da subcomissão em maio de 2012, destacou que o domínio de todas as etapas da produção das terras raras é fundamental para garantir a participação do Brasil na indústria de alta tecnologia, com a possibilidade de gerar riqueza de forma sustentável. 

(Luiz Henrique) É fundamental pra que o Brasil possa ter um desenvolvimento industrial sustentável e que possa aumentar as exportações de produtos manufaturados. e sem o domínio de terras raras o Brasil não terá essa condição no futuro. 

(REPÓRTER) Hoje, a China ocupa o primeiro lugar em produção de terras raras, mas estudos geológicos conduzidos pelo governo mostram que o Brasil tem a segunda maior reserva mundial desses minerais na natureza. A definição do presidente do colegiado ficou para a próxima reunião, que ainda não tem data marcada.
26/03/2013, 12h50 - ATUALIZADO EM 26/03/2013, 12h50
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00