Empresas poderão contratar jovens de 18 a 24 anos na condição de aprendizes — Rádio Senado

Empresas poderão contratar jovens de 18 a 24 anos na condição de aprendizes

LOC: AS EMPRESAS PODERÃO CONTRATAR JOVENS DE 18 A 24 ANOS NA CONDIÇÃO DE APRENDIZES. PROPOSTA COM ESSE OBJETIVO FOI APROVADA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS NESTA QUARTA-FEIRA.

LOC: OS SENADORES APROVARAM TAMBÉM PRIORIDADE PARA DEFICIENTES NA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) O projeto do senador Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina, propõe, como forma de acabar com as barreiras que os jovens encontram para entrar no mercado de trabalho, tornar obrigatória a contratação de aprendizes maiores de idade em todas as empresas com mais de cinquenta empregados. A relatora, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, vê no entanto como uma saída melhor o incentivo à contratação, e não a obrigatoriedade. O relatório prevê incluir os aprendizes com mais de 18 anos nas mesmas regras dos menores aprendizes, com encargos trabalhistas reduzidos.

(Ana Amélia) Cumprida a contratação do percentual máximo de aprendizes é facultada ao empregador a contratação de mais dez por cento do total de empregados do estabelecimento, na condição de aprendiz, com vagas destinadas a trabalhadores com idade entre 18 e 24 anos. Penso que a matéria é socialmente relevante, o senador Paulo Bauer deu uma contribuição para facilitar e agregar mais profissionalização a esses jovens.
 
(Repórter) A comissão aprovou também projeto que dá prioridade às pessoas com deficiência na restituição do Imposto de Renda. O relator, Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, lembrou que essas pessoas enfrentam inúmeras dificuldades no dia a dia e merecem essa compensação.
 
(Paulo Davim) É justo que as pessoas com deficiência tenham preferência no recebimento dos créditos relativos à restituição do imposto de renda a que fazem jus. Essa é uma medida que proporciona mais brevidade no aporte de recursos devidos a pessoas que, via de regra, têm necessidades especiais de saúde, o que lhes impõe gastos que oneram, sobremaneira, o orçamento doméstico.
 
(Repórter) Outro projeto aprovado prevê a identificação de todos os medicamentos e produtos comprados pelo governo para uso no Sistema Único de Saúde, para impedir que sejam vendidos ilegalmente.
 
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU PEDIDO PARA UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA, EM CONJUNTO COM A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS, SOBRE O PROGRAMA "CRACK, É POSSÍVEL VENCER", DO GOVERNO FEDERAL.

LOC: E OS SENADORES RECEBEM, NA TARDE DE HOJE, SECRETÁRIOS ESTADUAIS DE SAÚDE QUE PARTICIPAM DE UM FÓRUM NACIONAL EM BRASÍLIA. NO ENCONTRO, QUE ESTÁ MARCADO PARA AS TRÊS HORAS, OS SECRETÁRIOS DEVEM APRESENTAR AOS PARLAMENTARES SUAS PRINCIPAIS DEMANDAS.
20/03/2013, 01h35 - ATUALIZADO EM 20/03/2013, 01h35
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00