ANA quer garantir uso sustentável dos recursos hídricos do Amazonas — Rádio Senado

ANA quer garantir uso sustentável dos recursos hídricos do Amazonas

LOC: GARANTIR O USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA DOS AFLUENTES DA MARGEM DIREITA DO RIO AMAZONAS, QUE BANHAM CINCO ESTADOS DIFERENTES. 

LOC: ESTE É O OBJETIVO DO PLANO ESTRATÉGICO APRESENTADO PELA AGENCIA NACIONAL DE ÁGUAS EM UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS: 

(Repórter) A Comissão de Meio Ambiente recebeu representantes da ANA, Agencia Nacional de Águas, para apresentar o Plano estratégico dos afluentes da margem direita do Rio Amazonas. A idéia do trabalho, que levou quatro anos para ficar pronto, é garantir o uso sustentável dos recursos hídricos da região. O superintendente de recursos hídricos da Agência, Ney Maranhão, destacou que a bacia do rio Tapajós, onde está prevista a construção de pelo menos nove hidrelétricas, vai servir de parâmetro para o desenvolvimento. 

(Ney Maranhão) “O Tapajós por força de tudo que aconteceu e vai acontecer na bacia do Tapajós, eu to pensando exatamente em recursos hidrelétricos, será a bacia chave no desenvolvimento da margem direita”. 

(Repórter) O senador Jorge Viana, do PT do Acre, autor do pedido de audiência, lembrou que o estudo é mais uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento dos estados da Amazônia Legal. 

(Jorge Viana) “Pra mim todo e qualquer conhecimento que a gente possa ter da região ela é fundamental pra melhor definir a ocupação, dar melhor suporte pra que a gente possa ter uma economia realmente sustentável na Amazônia que leve em conta o uso inteligente dos recursos naturais”. 

(Repórter) O presidente da comissão, senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, elogiou o detalhamento do plano e afirmou que o material será de grande utilidade na comissão. 

(Blairo Maggi)” a gente percebe claramente que a Amazônia é heterogênea, ela não é igual nas suas varias regiões e a sua própria formação estão ai presentes nesse trabalho que a ANA acaba de realizar e que cabe a nos dos debruçarmos sobre ele pra entender o que acontece”. 

(Repórter) Os rios que compõem a margem direita do Amazonas são o Javari, Jutaí, Juruá, Purus, Madeira, Tapajós e Xingu. Segundo a ANA, cinco milhões de pessoas moram na área que abrange os estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso e Pará.
19/03/2013, 01h46 - ATUALIZADO EM 19/03/2013, 01h46
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00