Presidente Renan confirma que Congresso votará veto que muda royalties — Rádio Senado

Presidente Renan confirma que Congresso votará veto que muda royalties

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, CONFIRMOU QUE NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA O CONGRESSO DEVE DECIDIR SOBRE O VETO AO PROJETO QUE MUDA A DISTRIBUIÇÃO DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO.
 
LOC: PARLAMENTARES DOS ESTADOS PRODUTORES PROMETEM LUTAR PELA MANUTENÇÃO DO VETO. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.

(Repórter) No ano passado, o Congresso Nacional aprovou novas regras para a distribuição dos royalties do petróleo, definindo que esses recursos sejam repassados a todos os estados e municípios do país, e não apenas para aqueles produtores. Essa parte do projeto foi vetada pela presidente da República, e agora cabe aos parlamentares decidir se derrubam ou mantêm o veto presidencial. Os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Henrique Eduardo Alves, acertaram que o assunto será resolvido na próxima terça-feira. A sessão conjunta foi confirmada nesta sexta-feira, em plenário, por Renan Calheiros.
 
(Renan Calheiros) Nós decidimos colocar em votação às 19h da próxima terça-feira, 5 de março, em sessão do Congresso, o veto dos royalties do petróleo. Após essa votação será iniciada a análise do orçamento de 2013. 

(Repórter) Mas parlamentares de estados como Rio de Janeiro e Espírito Santo, a exemplo do senador Ricardo Ferraço, do PMDB capixaba, defendem a manutenção do veto.

(Ricardo Ferraço) Lamentavelmente o sentimento que nós estamos vendo respirar é de que o Congresso Nacional caminha para a não manutenção do veto aposto pela presidente Dilma. Sobre isso nós estaremos na terça-feira debatendo sobretudo fazendo a defesa com muita convicção daquilo que inclusive está consagrado na Constituição Federal que é a compensação sobre os impactos gerados pela indústria do petróleo e o gás em nosso estado. 

(Repórter) Além do veto sobre os royalties do petróleo, deputados e senadores ainda têm de decidir sobre mais de três mil vetos presidenciais que aguardam análise do Congresso.
01/03/2013, 06h36 - ATUALIZADO EM 01/03/2013, 06h36
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00