Comissões elegem presidentes e iniciam trabalhos — Rádio Senado

Comissões elegem presidentes e iniciam trabalhos

LOC: QUASE TODAS AS COMISSÕES DO SENADO FORAM INSTALADAS, ELEGERAM SEUS PRESIDENTES E INICIARAM SEUS TRABALHOS NESTA SEMANA. 

LOC: OS SENADORES JÁ COMEÇARAM A ESTABELECER METAS E TRAÇAR UM CRONOGRAMA PARA AS VOTAÇÕES MAIS IMPORTANTES. CONFIRA O BALANÇO DAS COMISSÕES COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Os novos presidentes das comissões temáticas do Senado deram o tom dos trabalhos para os próximos dois anos. O senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, que assumiu o comando da Comissão de Assuntos Econômicos, destacou que as prioridades serão o aumento da competitividade brasileira, a reforma do ICMS, as dívidas estaduais e municipais, e os critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Estados. 

(Lindberg1) A guerra fiscal prejudica a federação. O Brasil precisa caminhar para uma tributação mais concentrada no destino para simplificar o sistema de ICMS e aumentar a eficiência produtiva do país. 

(Repórter) Na mesma direção segue a Comissão de Infraestrutura, que passa a ser presidida por Fernando Collor, do PTB de Alagoas. O senador anunciou que serão promovidos debates quinzenais sobre os desafios da infraestrutura brasileira e sobre como aumentar a competitividade. 

(Collor) Os gargalos em infraestrutura colocam em evidência um dos desafios do governo: aumentar a competitividade e a capacidade de crescimento da economia nacional atrelado ao bem estar dos brasileiros. 

(Repórter) Na Comissão de Assuntos Sociais, o senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, quer buscar novas fontes de financiamento para a saúde. E a nova presidente da Comissão de Direitos Humanos, senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, vai dar destaque aos desdobramentos das CPIs do tráfico de pessoas e da violência contra a mulher. No comando da Comissão de Constituição e Justiça, o senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, vai priorizar o novo Código Penal e a indicação de autoridades. 

(Vital) Examinaremos estas indicações com critério, ampliando cada vez mais a oportunidade do debate com o sabatinado. Para conhecer as questões que envolvam estas instituições bem como a competência dos indicados para importantes cargos da República. 

(Repórter) A Comissão de Educação, por sua vez, elegeu como presidente Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, que quer garantir o dinheiro do pré-sal para o setor. A Comissão de Relações Exteriores ficou com Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, e a de Agricultura, com Bene
01/03/2013, 01h50 - ATUALIZADO EM 01/03/2013, 01h50
Duração de áudio: 02:24
Ao vivo
00:0000:00