Último dia do pontificado de Bento XVI repercute entre os senadores — Rádio Senado

Último dia do pontificado de Bento XVI repercute entre os senadores

LOC: O ÚLTIMO DIA DO PONTIFICADO DE BENTO 16 REPERCUTIU ENTRE OS SENADORES.

LOC: PEDRO SIMON, EDUARDO SUPLICY E ANA AMÉLIA CONSIDERARAM CORAJOSA A DECISÃO DE BENTO 16 DE DEIXAR O COMANDO DA IGREJA CATÓLICA. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:

(Repórter) Em seu último dia como papa, Bento 16 se reuniu com cardeais de diversos países e prometeu obediência incondicional ao novo Pontífice, que será escolhido em março. Bento 16 ainda agradeceu o apoio dos sacerdotes no período em que comandou a Igreja Católica e afirmou que agora se torna "um peregrino a mais. Para a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, a renúncia de Bento 16 é uma prova de desapego em um momento crucial para a Igreja.
 
(Ana Amélia) Esse apego ao poder e à vaidade decorrente da pompa que o poder alimenta e que alguns tanto desejam ter ou permanecer nele. Isso é um reconhecimento a esse gesto do Papa, em um momento em que a própria Igreja está diante de diversos e sérios dilemas.

(Repórter) O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, também elogiou o gesto de Bento 16.
 
(Eduardo Suplicy) Acho que ele tomou uma atitude corajosa, de humildade e explicou a todos os católicos, a toda a humanidade, ele não se encontrava em condição plena de saúde para bem exercer sua tarefa e, por isso, numa das raras vezes da história, ele renunciou ao seu mandato.
 
(Repórter) E o senador Pedro Simon, do PMDB gaúcho, disse que a renúncia de Bento 16 é o momento para que sejam discutidas mudanças na Igreja Católica, que enfrenta denúncias contra padres por prática de crimes como pedofilia.
 
(Pedro Simon) Não é difícil perceber que o céu do Vaticano não tem sido, principalmente nos últimos tempos, um céu de brigadeiro; que a nave católica tem sofrido, e muito, com as turbulências causadas pelas nuvens escuras que têm rondado a Praça de São Pedro. 

(Repórter) A data do conclave, que é o nome dado ao processo de escolha do novo Papa, ainda não foi definida. Mas a sucessão começa nesta sexta-feira quando os cardeais eleitores serão convocados formalmente para se dirigirem a Roma.
28/02/2013, 06h53 - ATUALIZADO EM 28/02/2013, 06h53
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00