Renan: corte do benefício aos parlamentares aproxima Congresso da sociedade — Rádio Senado

Renan: corte do benefício aos parlamentares aproxima Congresso da sociedade

LOC: O FIM DO PAGAMENTO DA AJUDA DE CUSTO AOS PARLAMENTARES, CONHECIDO COMO 14º E 15º SALÁRIOS, APROXIMA O CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA. 

LOC: A AVALIAÇÃO É DO PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, DO PMDB DE ALAGOAS. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de decreto legislativo do Senado que acaba com a ajuda de custo que é paga aos parlamentares no começo e no fim do ano. A ajuda é chamada de 14º e 15º salários. A partir de agora, esse pagamento só acontecerá no início e no fim dos mandatos de deputados e senadores. O presidente do Senado, Renan Calheiros, lembrou que partiu dos senadores a proposta de dar fim à ajuda de custo. E listou outras iniciativas que resultaram em economia de dinheiro público. 

(Renan Calheiros) Por iniciativa do Senado Federal nós acabamos com as convocações extraordinárias do recesso, e reduzimos o recesso para 30 dias em janeiro e para quinze dias no mês de julho. Naquela oportunidade, com aquela medida, nós tivemos uma redução de 100 milhões de reais. 

(Repórter) A ajuda de custo que acabou nesta quarta-feira foi criada em 1946. À época, a capital do Brasil era o Rio de Janeiro. O dinheiro era para facilitar o acesso dos congressistas.
27/02/2013, 07h22 - ATUALIZADO EM 27/02/2013, 07h22
Duração de áudio: 01:13
Ao vivo
00:0000:00