Cyro Miranda e Ana Amélia vão presidir a Comissão de Educação — Rádio Senado

Cyro Miranda e Ana Amélia vão presidir a Comissão de Educação

LOC: GARANTIR O DINHEIRO DO PRÉ-SAL PARA A EDUCAÇÃO, VOTAR O PNE E LUTAR POR UM LEGADO SOCIAL NA COPA E NAS OLIMPÍADAS SÃO AS PRIORIDADES DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS 2 ANOS.  

LOC: O NOVO PRESIDENTE DO COLEGIADO É O SENADOR CYRO MIRANDA, DO PSDB DE GOIÁS. A SENADORA ANA AMÉLIA, DO PP GAÚCHO, FICOU COM A VICE-PRESIDÊNCIA, COMO EXPLICA O REPÓRTER SERGIO VIEIRA. 

TÉC: O senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, assumiu nesta quarta-feira a presidência da Comissão de Educação, posto que exercerá até fevereiro de 2015. A vice-presidente eleita é a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul. Cyro Miranda acredita que o quadro da educação e o próprio país passarão por grandes transformações com o investimento dos recursos do pré-sal. Ele também lembrou a importância de votar o novo Plano Nacional de Educação, com uma série de metas que o Brasil terá que atingir neste setor até 2020. 

(CYRO MIRANDA): A CE deverá apreciar em caráter terminativo o "Plano Nacional da Educação", lei de fundamental importância para o Brasil. É neste sentido também que a Comissão de Educação deve fazer um acompanhamento especial quanto à destinação dos recursos oriundos do pré-sal. Há consenso entre o Governo e a ampla maioria do Congresso Nacional que estes recursos deverão ser destinados à melhoria da educação. A CE portanto deve estar atenta para garantir esta prioridade. 

(REPÓRTER): A Comissão também vota questões relacionadas à cultura e ao esporte. Por isso, Cyro Miranda acredita que a organização da Copa e das Olimpíadas só valerá a pena se trouxer, de fato, um legado consistente nos setores social e de infra-estrutura. 

(CYRO MIRANDA): No campo do esporte caberá à CE a tarefa de acompanhar as ações voltadas à organização da Copa do Mundo em 2014 e os preparativos das Olimpíadas em 2016. O Brasil investe vultuosas somas de recursos para realizá-las e a CE tem o dever de contribuir para um debate que transcende os preparativos e os eventos. As obras para a Copa e as Olimpíadas precisam ser transformadas num legado útil para a formação de nossos jovens e adultos. 

(REPÓRTER): A Comissão também se prepara para votar o "Pró-Cultura", o programa que vai substituir a "Lei Rouanet", uma das principais fontes de financiamento dos setores culturais do país. O desafio será trabalhar pela descentralização das verbas neste para as cinco regiões do Brasil.
27/02/2013, 01h28 - ATUALIZADO EM 27/02/2013, 01h28
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00