Ministro da Saúde pede votação da Lei de Responsabilidade Sanitária — Rádio Senado

Ministro da Saúde pede votação da Lei de Responsabilidade Sanitária

LOC: EM ENCONTRO COM O PRESIDENTE DO SENADO, MINISTRO DA SAÚDE PEDE A VOTAÇÃO DO PROJETO QUE CRIA A LEI DE RESPONSABILIDADE SANITÁRIA.  

LOC: O AUTOR DA PROPOSTA, SENADOR HUMBERTO COSTA, ESPERA APROVAÇÃO DO MARCO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE AINDA NESTE ANO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Em audiência com o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez um apelo pela aprovação da Lei de Responsabilidade Sanitária. De autoria do senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, o projeto define metas a serem cumpridas e investimentos a serem realizados pelos gestores públicos, com o objetivo de melhorar o atendimento nas unidades do Sistema Único de Saúde. Segundo Humberto Costa, que já foi ministro da Saúde, a inovação da proposta está na garantia de punição para quem negligenciar o atendimento nos hospitais públicos. 

(Humberto Costa) E aí gestor entendido aí de forma mais ampla. Não somente o secretário municipal, mas o prefeito. Não somente o secretário estadual, mas o governador. E não somente o ministro da Saúde, mas o também presidente da República. Com isso teremos uma responsabilização solidária que vai fazer com que as preocupações com o sistema de saúde e com os gastos adequados sejam cada vez maiores. 

(Repórter) O ministro da Saúde aproveitou a audiência com o senador Renan Calheiros para tratar da transferência de funcionários do Serviço de Atendimento Médico do Senado. A proposta faz parte da Reforma Administrativa anunciada na semana passada. Alexandre Padilha informou que os profissionais do Senado vão dar expediente em hospitais públicos de Brasília. 

(Alexandre Padilha) Viemos propor ao presidente Renan Calheiros a possibilidade de fazermos um termo de cooperação junto ao GDF local na cidade de Brasília que possam receber esses profissionais médicos onde fiquem melhor alocados. Não só de corte de gastos, mas colocar à disposição. 

(Repórter) O Senado ainda não definiu o número de profissionais a serem transferidos para os hospitais públicos de Brasília. Já o projeto do senador Humberto Costa foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais e aguarda apreciação pela Comissão de Constituição e Justiça.
26/02/2013, 08h26 - ATUALIZADO EM 26/02/2013, 08h26
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00