Renan vai definir pauta de comissões com presidentes e líderes partidários — Rádio Senado

Renan vai definir pauta de comissões com presidentes e líderes partidários

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO VAI SE REUNIR COM OS FUTUROS PRESIDENTES DAS COMISSÕES TEMÁTICAS E COM OS LÍDERES PARTIDÁRIOS PARA DEFINIR A PAUTA DESTE ANO. 

LOC: ENTRE AS PRIORIDADES CITADAS ESTÃO A VOTAÇÃO DO FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS ESTADOS, O ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO E OS VETOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN 

TÉC: Apesar de já ter marcado para o dia 19 a votação do projeto que muda as regras de rateio do Fundo de Participação dos Estados, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, deve realizar nos próximos dias uma reunião com os presidentes das Comissões Permanentes, que serão eleitos nesta semana, e com os líderes partidários. Ele quer definir a pauta de votação deste ano priorizando as demandas apresentadas pelos próprios senadores. O primeiro-vice-presidente do Senado, Jorge Viana, do PT do Acre, afirmou que a Mesa Diretora quer listar logo os projetos a serem votados pelas Comissões e pelo Plenário ao longo de 2013. 

(Jorge) A ideia é termos a eleição de todas as Comissões da Casa e mais do que isso, definirmos uma pauta legislativa. Com a eleição dos presidentes das comissões e a composição de todas as comissões, uma reunião com líderes para que se possa estabelecer uma hierarquia de matérias que devam estar sendo priorizadas nas votações tanto nas Comissões como no Plenário. 

REPÓRTER: O líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira de São Paulo, antecipou a lista de prioridades do partido. Além do FPE, que já tem data, o senador defendeu a apreciação imediata dos vetos. 

(Aloysio) Vamos convocar as reuniões do Congresso para começarmos a deliberar os vetos. Se não começarmos já nunca vamos conseguir enfrentar essa situação e resolvê-la. Não tem porquê ficarmos esperando uma decisão do Supremo. Acho ótimo que o presidente tenha marcado uma data já que no dia 19 vamos votar a distribuição dos recursos do FPE. Quando se marca uma data, as pessoas se esforçam para chegar a uma conclusão. 

REP: A apreciação dos vetos só ocorrerá após uma decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o rito dessa votação. O julgamento está marcado para quarta-feira. Na pauta do Congresso Nacional estão mais de 3 mil vetos. O ministro Luiz Fux defende a votação individual e por ordem cronológica. Somente após um veredicto do STF é que o presidente do Senado vai marcar a data de apreciação do Orçamento Geral da União de 2013, prioridade do governo.
25/02/2013, 01h19 - ATUALIZADO EM 25/02/2013, 01h19
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00