Impasse entre base aliada e oposição adia instalação das comissões do Senado — Rádio Senado

Impasse entre base aliada e oposição adia instalação das comissões do Senado

LOC: UM IMPASSE ENTRE OS SENADORES DA BASE ALIADA E DA OPOSIÇÃO PODE ADIAR A INSTALAÇÃO DAS COMISSÕES DO SENADO.  

LOC: PSDB E PMDB REIVINDICAM A PRESIDÊNCIA DA MESMA COMISSÃO PERMANENTE: A DE EDUCAÇÃO. A REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES TÊM AS INFORMAÇÕES:  

TÉC.: O PSDB, pelas regras de proporcionalidade, é o terceiro partido a escolher a comissão que deseja presidir. As primeiras escolhas são do PMDB, que optou pela CCJ, e do PT, que ficou com a Comissão de Assuntos Econômicos. O Partido da Social Democracia Brasileira, depois de uma reunião de bancada, optou pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte. O senador escolhido pelo partido para presidir o colegiado foi Cyro Miranda, de Goiás. Ele explicou que o partido decidiu pela Comissão de Educação por entender que assim conseguiria um trabalho mais positivo para o país. 

(Cyro) - por uma maioria expressiva acharam que educação deverá ser uma bandeira para o Partido e tem muita coisa que pode ser feita na educação. Nós vamos tratar do PNE, nós vamos tratar da reestruturação dos incentivos à cultura, tem a fiscalização dos campos de futebol, em função da Copa. 

(REPÓRTER) O impasse surgiu porque, depois de um pré-acordo entre os líderes partidários, o senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, ficaria com a presidência da Comissão de Educação, enquanto ao PSDB caberia o comando da Comissão de Relações Exteriores, o que não interessa mais ao partido. Na avaliação de Cyro Miranda, como o PSDB tem a terceira maior bancada, cabe a ele escolher a presidência da comissão de acordo com o interesse partidário: 

(Cyro) - Eu não vejo que algum partido possa fazer interferência porque a terceira escolha é nossa. Nós não influímos e nem demos palpite na escolha de nenhuma das comissões a quem os outros partidos têm direito. A terceira escolha é nossa e optamos pela educação e isso deverá e terá que ser respeitado, como foi todos os anos. 

(REPÓRTER) Deverão ficar com a presidência da Comissão de Constituição e Justiça o senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba e com a de Assuntos Econômicos, o senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro. O Senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, deve presidir a Comissão de Infraestrutura. Caso os líderes não cheguem a um acordo, a presidência da Comissão de Educação poderá ser decidida no voto.
20/02/2013, 01h13 - ATUALIZADO EM 20/02/2013, 01h13
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00