Senado pode destinar mais verbas para universidades comunitárias — Rádio Senado

Senado pode destinar mais verbas para universidades comunitárias

LOC: O SENADO PODE DESTINAR MAIS DINHEIRO PÚBLICO PARA AS UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS.  

LOC: ESTA PROPOSTA JÁ FOI APROVADA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS E AGORA VAI SER ANALISADA PELO SENADO. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

(Repórter) O projeto da deputada licenciada e ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário do PT do Rio Grande do Sul, regulamenta a destinação de dinheiro público para as universidades comunitárias. A proposta determina que o recurso repassado pelos governos a essas instituições de ensino deve ser usado na prestação de serviços gratuitos, inclusive a oferta de vagas para os cursos de graduação e pós-graduação, assim como o desenvolvimento de atividades esportivas e culturais. Atualmente a lei reconhece as universidades comunitárias de forma genérica, não prevendo o repasse de dinheiro público para elas. Pelo projeto, essa transferência pode ser de forma voluntária, por meio de parcerias ou convênios, ou pela participação destas universidades em concorrências. Maria do Rosário defendeu que a aprovação do projeto tornará possível parcerias positivas entre os governos e estas instituições, o que pode aumentar a oferta de cursos universitários. A senadora Ângela Portela, do PT de Roraima, acredita que investimentos no ensino de nível superior são sempre bem-vindos no momento em que o país necessita cada vez mais de mão-de-obra qualificada. 

(Angela Portela) Hoje o Brasil investe 5% do PIB. Isto é extremamente necessário, nós precisamos de mão-de-obra qualificada, o Brasil está crescendo e este crescimento exige que a população esteja mais preparada. 

(Repórter) Além da Comissão de Educação, o projeto vai ser analisado também pela Comissão de Constituição e Justiça.
18/02/2013, 02h56 - ATUALIZADO EM 18/02/2013, 02h56
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00