Educação Física pode ter carga horária mínima obrigatória — Rádio Senado

Educação Física pode ter carga horária mínima obrigatória

LOC: A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS PODE TER UMA CARGA HORÁRIA MÍNIMA OBRIGATÓRIA. 

LOC: É O QUE DETERMINA O PROJETO DE LEI APRESENTADO PELO SENADOR EDUARDO AMORIM, DO PSC DE SERGIPE. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, não especifica a obrigatoriedade de a escola oferecer educação física para seus alunos, como determinava a antiga LDB, de 1971. Segundo o senador Eduardo Amorim, isso colocou a prática esportiva em segundo plano nas escolas e algumas delas simplesmente não ofertam nenhuma atividade física aos alunos. O parlamentar do PSC de Sergipe quer retomar a obrigação de as escolas públicas e privadas terem a disciplina educação física, com uma carga horária mínima de duas horas semanais. Para Eduardo Amorim, um país que vai sediar grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos precisar investir no esporte nas escolas: 

(Eduardo Amorim) “Quem sabe com isso daí a gente não descobre grandes e grandes atletas. Estamos trazendo grandes eventos na área de esporte, estimulando realmente a prática de esporte no país, quando a gente pode fazer com um projeto como esse talvez até com menos custo, mais barato, para que as crianças pudessem praticar e dali criarem um gosto, um incentivo, motivação para a prática do esporte e até futuramente quem sabe como profissão.” 

(Repórter) Ainda de acordo com o projeto do senador Eduardo Amorim, apesar da obrigatoriedade das escolas na oferta da disciplina, a prática seria facultativa ao aluno. A proposta está pronta para ser votada pela Comissão de Educação e tem o parecer favorável do senador Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará.
18/02/2013, 05h42 - ATUALIZADO EM 18/02/2013, 05h42
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00