Comissão da Transposição do São Francisco ouvirá empreiteiras sobre atrasos — Rádio Senado

Comissão da Transposição do São Francisco ouvirá empreiteiras sobre atrasos

LOC: A COMISSÃO ESPECIAL EXTERNA DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO OUVE NESTA TERÇA-FEIRA, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, REPRESENTANTES DAS EMPREITEIRAS RESPONSÁVEIS PELA OBRA. 

LOC: OS SENADORES VÃO COBRAR EXPLICAÇÕES PELO ATRASO DE TRÊS ANOS PARA A CONCLUSÃO DO PROJETO. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:  

TÉC.: As obras de transposição do Rio São Francisco começaram em 2007. O objetivo do empreendimento é garantir o fornecimento de água para doze milhões de habitantes de mais de trezentos municípios do agreste e do sertão nordestino. Nesta terça-feira os senadores da Comissão Especial Externa da Transposição do Rio São Francisco vão ouvir os representantes das doze empreiteiras responsáveis pela obra e cobrar explicações pelo atraso de três anos para a conclusão dela. O empreendimento que deveria ser entregue em 2012 agora só deverá ser concluído em 2015. Em audiência no Senado, no final do ano passado, representantes do TCU e da Controladoria Geral culparam as deficiências no projeto básico pelos problemas do empreendimento. O senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, que é vice-presidente da Comissão, lembrou que esse não é um projeto de governo. 

(Cícero Lucena) É um projeto do Nordeste. E é fundamental nós que vivemos no nosso estado sabemos da necessidade de termos essa obra concluída. E o nosso papel será procurar colaborar naquilo que for possível e couber a essa Casa no sentido de que isso venha a ocorrer o mais rápido possível. 

(REPÓRTER) O presidente do colegiado, senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba disse que a comissão não deverá usar todo o prazo para apresentar resultados. 

(Vital do Rêgo) Não imagino sequer usar o tempo todo que o requerimento nos permite, até porque temos muita pressa em ver os resultados tanto da comissão quanto dos serviços afinal definidos como prioritários. 

(REPÓRTER) A Comissão Externa da Transposição do Rio São Francisco foi criada no final do ano passado depois que um relatório divulgado pelo TCU apontou problemas com as obras. Além dos representantes do tribunal e da Controladoria Geral, os senadores ouviram o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Ele confirmou na ocasião, que apenas 43 por cento do empreendimento estavam concluídos e que a entrega da obra deveria ultrapassar três anos do prazo fixado no cronograma inicial, devendo ser entregue somente em 2015.
15/02/2013, 11h50 - ATUALIZADO EM 15/02/2013, 11h50
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00