Problemas comercias com a Argentina devem ser destaque da comissão — Rádio Senado

Problemas comercias com a Argentina devem ser destaque da comissão

LOC: OS PROBLEMAS COMERCIAIS COM A ARGENTINA DEVEM SER O DESTAQUE DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APÓS A RETOMADA DOS TRABALHOS.  

LOC: A ARGENTINA É HOJE O TERCEIRO MAIOR PARCEIRO COMERCIAL DO NOSSO PAÍS. OS DETALHES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) Acaba de chegar ao Senado a indicação do Governo com o nome do diplomata Everton Vieira para ser o novo embaixador do Brasil na Argentina, o terceiro maior parceiro comercial do Brasil atrás apenas da China e Estados Unidos. Com a indicação este deverá ser o principal destaque na Comissão de Relações Exteriores após a eleição do novo presidente e a retomada dos trabalhos. Isso porque o comércio entre Brasil e Argentina atingiu o auge em 2011, chegando a quase 80 bilhões de reais, mas teve uma forte queda no ano passado, chegando a 63 bilhões de reais nos primeiros 11 meses. O próprio governo reconhece o momento difícil e a queda nas vendas para os vizinhos de 20,5 por cento, e a conseqüente diminuição no saldo comercial atingindo 67 por cento. Estes números estão diretamente ligados à política protecionista que foi adotada pela presidente Cristina Kirchner, principalmente nas áreas de calçados, têxteis e confecções. Por causa desta situação a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, está pedindo uma posição mais firme do Poder Executivo. 

(Ana Amélia) Está na hora de acabar com o silêncio de nosso Governo sobre estas questões comerciais. É preciso uma fala franca. Afinal a solidariedade e os compromissos políticos e diplomáticos tem limite. O limite é que não seja em detrimento do interesse nacional. 

(Repórter) Apesar destas dificuldades ainda continua crescendo os investimentos brasileiros na infra-estrutura da Argentina. Até 2014 a previsão é que eles atinjam 32 bilhões de reais em setores como: energia, mineração, siderurgia, indústria automobilística e construção civil. As empresas brasileiras já são responsáveis pela fabricação de 60 por cento do aço produzido na Argentina e 70 por cento do denin, a matéria prima que é utilizada na fabricação de calças jeans.
14/02/2013, 02h56 - ATUALIZADO EM 14/02/2013, 02h56
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00