Dívida pública federal superou a marca dos R$ 2 trilhões em 2012 — Rádio Senado

Dívida pública federal superou a marca dos R$ 2 trilhões em 2012

LOC: A DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL SUPEROU A MARCA DE DOIS TRILHÕES DE REAIS EM 2012.  

LOC: O VALOR E AS CARACTERÍSTICAS DO ENDIVIDAMENTO DO BRASILEIRO DIVIDEM A OPINIÃO DOS SENADORES. CONFIRA OS DETALHES NA REPORTAGEM DE GEORGE CARDIM.  

TÉC: Os dados divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional mostram que a dívida pública rompeu a barreira dos dois trilhões de reais em 2012. Ao longo do ano, o valor dos endividamentos interno e externo subiu cerca de 140 bilhões de reais e registrou um crescimento de 7 e meio por cento em relação a 2011. Apesar de ultrapassar a marca dos dois trilhões de reais, o governo alega que o crescimento está dentro do planejado. O senador José Pimentel, do PT do Ceará, lembrou que o chamado perfil da dívida pública melhorou nos últimos anos, principalmente com a redução da taxa de juros e o aumento do prazo para o pagamento. José Pimentel também lembrou que a dívida líquida do setor público equivale a 35 por cento do Produto Interno Bruto, que representa todas as riquezas produzidas no país. Para ele, a dívida brasileira não representa um risco à economia e o valor é baixo quando se compara com outros países desenvolvidos. 

(Pimentel) Se você vai para os países da Europa, em especial a França, a Itália, a Espanha e Portugal, todos eles, a dívida interna bruta é superior ao seu produto interno bruto. E a primeira economia do mundo, que é os Estados Unidos, também já está chegando a 102 por cento do seu Produto Interno Bruto. Enquanto isso o Brasil está na Casa de 35 a 36 por cento. 

(REPÓRTER) Já o senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, lamentou que boa parte do aumento da dívida em 2012 serviu para injetar recursos públicos com títulos do Tesouro Nacional em bancos oficiais, como a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o BNDES. Para ele, o valor é preocupante. 

(Flexa) Preocupação porque nós temos visto ao longo deste tempo em especial nos últimos anos o nível da dívida pública brasileira ter crescido com uma velocidade que espanta a todos nós. Quando ela atingiu um trilhão foi quase um espanto, agora nós já chegamos a em dois trilhões. Ou seja, está ficando quase que anestesiando a sociedade brasileira para todo este processo. 

(REPÓRTER) Segundo o Tesouro Nacional, o Brasil pagou em 2012 quase 208 bilhões de reais em os juros da dívida pública.

06/02/2013, 00h01 - ATUALIZADO EM 06/02/2013, 00h01
Duração de áudio: 02:33
Ao vivo
00:0000:00