Suplicy quer que mensagem seja entregue pelo próprio presidente — Rádio Senado

Suplicy quer que mensagem seja entregue pelo próprio presidente

LOC: O SENADOR EDUARDO SUPLICY COBROU DA CÂMARA DOS DEPUTADOS A VOTAÇÃO DA PROPOSTA QUE MUDA A CONSTITUIÇÃO PARA QUE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA ENTREGUE PESSOALMENTE A MENSAGEM DO EXECUTIVO NA ABERTURA DOS TRABALHOS DO CONGRESSO NACIONAL.  

LOC: ATUALMENTE, ESSA MENSAGEM PODE SER ENVIADA POR UM REPRESENTANTE DO PRESIDENTE. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) Na abertura dos trabalhos do Poder Legislativo, o primeiro secretário do Congresso Nacional, o deputado Marcio Bittar, do PSDB do Acre, leu a mensagem da presidente Dilma Rousseff, em que estava exposta a situação do país e o plano de governo para os próximos anos. O envio desta mensagem está previsto no artigo 84 da Constituição. É essa regra que o senador Eduardo Suplicy quer mudar. A Proposta de Emenda Constitucional apresentada por ele prevê que o chefe do Poder Executivo venha ao Congresso Nacional apresentar essa mensagem. O senador do PT de São Paulo lamenta que apesar de o Senado ter aprovado esta proposta em 2007, ela não tenha sido analisada ainda pelos deputados. 

(Eduardo Suplicy) Eu tenho recomendado que a mensagem da Presidenta à nação brasileira, ao Congresso Nacional sempre se faça pela presença e pela palavra do chefe de Estado, porque naturalmente todos os parlamentares estaríamos prestando uma atenção muito maior. Isso já seria, sim, um grande estímulo ao debate. 

(Repórter) O senador Eduardo Suplicy acrescentou que em outros países, como os Estados Unidos, por exemplo, já é norma que o Chefe do Poder Executivo vá ao Parlamento entregar o plano de governo.
05/02/2013, 04h33 - ATUALIZADO EM 05/02/2013, 04h33
Duração de áudio: 01:26
Ao vivo
00:0000:00