Novos presidentes devem ser definidos na próxima semana — Rádio Senado

Novos presidentes devem ser definidos na próxima semana

LOC: OS NOVOS PRESIDENTES DAS ONZE COMISSÕES PERMANENTES DO SENADO DEVEM SER DEFINIDOS NA PRÓXIMA SEMANA.
LOC: O PMDB, MAIOR PARTIDO DA CASA, PODE PRESIDIR AS COMISSÕES DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE EDUCAÇÃO. A REPORTAGEM É DE MAURÍCIO DE SANTI.

(Repórter) O critério da proporcionalidade deve prevalecer na definição das presidências das comissões. Os maiores partidos, PMDB, com 20 senadores; e PT, com 12, serão os primeiros a escolher. A regra foi confirmada pela senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, indicada pelo Partido dos Trabalhadores para presidir uma comissão, que deve ser a de Assuntos Sociais.

(Ana Rita) O critério que está sendo utilizado é pelo tamanho que o partido tem no Senado. O PMDB e o PT são os partidos que têm o maior número de parlamentares, portanto cada um desses dois partidos têm o direito de escolher duas comissões e os demais partidos, pelo número de parlamentares que tem na Casa, tem direito de escolher uma comissão.

(Repórter) O PT vai presidir também a Comissão de Assuntos Econômicos, com o senador Lindbergh Farias, do Rio de Janeiro. Foi o que disse o novo líder do PT, senador Wellington Dias, do Piauí.

(Wellington Dias) Já definimos a nossa participação na Comissão de Assuntos Econômicos. É a nossa prioridade. O senador Lindbergh é o senador escolhido para presidi-la.

(Repórter) Já o PMDB deve assumir as comissões de Constituição e Justiça e de Educação. O líder do partido, senador Eunício Oliveira, do Ceará, confirmou os nomes dos parlamentares que irão comandar as duas comissões.

(Eunício Oliveira) Como líder eu estou tendo a oportunidade de fazer duas belas indicações do PMDB, Vital de Rêgo para a CCJ e Ricardo Ferraço para a Comissão de Educação.

(Repórter) Terceira maior bancada, o PSDB deve ficar com a Comissão de Relações Exteriores. O PTB com seis senadores pode ficar com a Comissão de Infraestrutura. E o PR, também com seis, deve comandar a Comissão de Meio Ambiente. O líder do PSB, senador Rodrigo Rollemberg, do Distrito Federal, confirmou que o partido dele também vai comandar uma comissão.
 
(Rodrigo Rollemberg) O PSB deve ocupar a presidência de uma comissão. Claro que ainda temos que fazer alguns entendimentos para saber que comissão será essa e como isso se dará.
 
(Repórter) A definição das presidências e da composição das onze comissões permanentes deve acontecer até o carnaval.
01/02/2013, 05h48 - ATUALIZADO EM 01/02/2013, 05h48
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00