Brasil teve a segunda maior expansão no setor da aviação civil em 2012 — Rádio Senado

Brasil teve a segunda maior expansão no setor da aviação civil em 2012

LOC: O BRASIL TEVE A SEGUNDA MAIOR EXPANSÃO NO SETOR DA AVIAÇÃO CIVIL NO MUNDO EM 2012, SEGUNDO DADOS DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE TRANSPORTE AÉREO. 

LOC: A NECESSIDADE DE MELHORIA DA INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES NO PAÍS FOI TEMA CONSTANTE NOS DEBATES NO SENADO FEDERAL NO ANO PASSADO E DEVE SER UMA DAS PRIORIDADES PARA 2013. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TEC: Somente a China teve uma expansão maior do que o Brasil em número de passageiros nos aeroportos. Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo, o aumento do mercado doméstico de aviação no Brasil ficou acima da média mundial: subiu 8,6 por cento de 2011 para 2012. Na China, a expansão foi de 9,5 por cento – enquanto a média mundial registrou alta de 5,3 por cento. No Senado, a necessidade de melhorar a infraestrutura dos aeroportos, portos e outros terminais de transportes no país motivou intensos debates nas comissões e no plenário da casa. No final de novembro, foi aprovada a medida provisória que alterou a lei das parcerias público-privadas, para permitir antecipação de repasses de dinheiro a parceiros privados em obras realizadas conjuntamente. O senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, considerou a mudança essencial para acelerar a execução de projetos importantes. 

(Sérgio Souza) possibilita ao governo federal colocar recursos públicos para incentivar obras de grande monta como ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos e principalmente a mobilidade urbana 

(REP) E está na Comissão de Constituição e Justiça projeto que cria 100 novos cargos de controlador de tráfego aéreo. O texto já foi aprovado na Comissão de Relações Exteriores. O relator, senador Randolfe Rodrigues, do PSol do Amapá, lembrou que o Comando da Aeronáutica conta com número insuficiente de controladores para garantir a segurança e a eficiência do setor. 

(RANDOLF) restou evidente a insuficiência de controladores de tráfego aéreo em face do significativo incremento do número de passageiros e de voos nos aeroportos brasileiros nos últimos anos. Diante desse quadro, não temos dúvida de que a criação de cargos de controladores de tráfego aéreo é medida necessária e urgente

(REP) Randolfe Rodrigues destacou que o País precisa se preparar para receber grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
31/01/2013, 10h25 - ATUALIZADO EM 31/01/2013, 10h25
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00