Senador quer uniformizar boletins de ocorrência das delegacias de todo o país — Rádio Senado

Senador quer uniformizar boletins de ocorrência das delegacias de todo o país

LOC: O SENADOR ARMANDO MONTEIRO QUER UNIFORMIZAR OS REGISTROS CRIMINAIS FEITOS NAS DELEGACIAS DE TODO O PAÍS.  

LOC: ELE APRESENTOU UM PROJETO QUE CRIA UM BANCO DE DADOS NACIONAL E ESTABELECE OS CRITÉRIOS MÍNIMOS PARA O REGISTRO DOS CHAMADOS BOLETINS DE OCORRÊNCIA. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

TÉC: O boletim de ocorrência, o conhecido B.O., deverá ter um numerador único no território nacional e as informações serão compartilhadas de forma eletrônica entre todas as delegacias e o Ministério Público. Esse banco de dados nacional vai permitir identificar rapidamente os crimes mais cometidos no país. O projeto também lista as informações mínimas que precisam estar no B.O.: data, hora, local e descrição da ocorrência; nome e matrícula do policial que fez o registro; dados completos da vítima e classificação da infração penal cometida. O autor do projeto, senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, acredita que a adoção do B.O. unificado vai facilitar o atendimento às vítimas de violência: 

(ARMANDO MONTEIRO) A uniformização do processo permitirá significativa redução do tempo gasto nos registros de ocorrência e impedirá que sejam desperdiçadas informações valiosas para a solução dos crimes. O registro das ocorrências será executado pela primeira autoridade policial que presenciar ou receber a solicitação. 

(REPÓRTER): Além do delegado de polícia, o boletim de ocorrência poderá ser validado por policiais militares, rodoviários ou federais quando em patrulhamento. A proposta está na Comissão de Constituição e Justiça e tem como relator o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco.
17/01/2013, 11h49 - ATUALIZADO EM 17/01/2013, 11h49
Duração de áudio: 01:25
Ao vivo
00:0000:00