Cidades terão que instalar temporizadores em semáforos — Rádio Senado

Cidades terão que instalar temporizadores em semáforos

LOC: AS CIDADES BRASILEIRAS PODERÃO SER OBRIGADAS A INSTALAR TEMPORIZADORES NOS SEMÁFOROS.  

LOC: O PROJETO DO SENADOR JAYME CAMPOS QUER CONTRIBUIR PARA AUMENTAR A SEGURANÇA PARA MOTORISTAS E PEDESTRES. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS: 

TÉC: Um estudo divulgado pelo Hospital das Clínicas de São Paulo mostrou que os motoristas com mais de sessenta anos têm o reflexo quarenta pro cento mais lento do que o registrado entre os adultos de 30 a 50 anos de idade. Essa diferença pode dificultar as reações como freadas bruscas em casos como mudanças no sinal de trânsito. Uma proposta do senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, pode ajudar essas pessoas e aumentar a segurança no trânsito das cidades brasileiras. Jayme Campos apresentou um projeto de lei que obriga que os semáforos tenham temporizadores. Além de evitar as paradas bruscas, a medida também vai beneficiar os pedestres, como explicou o senador. 

(Jayme Campos) Para evitar a incidência desses tipos de acidente que infligem danos físicos e patrimoniais a motoristas e pedestres, estamos propondo a instalação obrigatória de temporizadores, com base nas múltiplas experiências exitosas que há muito já vêm ocorrendo, graças a iniciativas pontuais nas mais diversas localidades pelo Brasil afora. 

(REPÓRTER) A matéria aguarda análise da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. E se virar lei, as prefeituras terão um prazo de 12 meses para instalar os temporizadores em todos os semáforos.
16/01/2013, 02h02 - ATUALIZADO EM 16/01/2013, 02h02
Duração de áudio: 01:26
Ao vivo
00:0000:00