Blairo Maggi concorda com decisão do Ibama que libera pulverização aérea — Rádio Senado

Blairo Maggi concorda com decisão do Ibama que libera pulverização aérea

LOC: O SENADOR BLAIRO MAGGI CONCORDOU COM A DECISÃO DO IBAMA DE LIBERAR A PULVERIZAÇÃO DE LAVOURAS COM PRODUTOS DE USO RESTRITO. 

LOC: A REGULAMENTAÇÃO É TEMPORÁRIA E VALE ATÉ QUE OS ESTUDOS SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS E A SUBSTITUIÇÃO DOS DEFENSIVOS SEJAM PUBLICADOS. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS: 

TÉC: A regulamentação da pulverização de agrotóxicos por aviões sobre certos tipos de lavoura foi publicada no início de janeiro no Diário Oficial da União. Com a nova decisão, ficam permitidas as pulverizações até 30 de junho de 2013. A restrição na forma de aplicar defensivos agrícolas que contenham imidacloprido, tiametoxam, clotianidina e fipronil nas lavouras de soja e algodão foi tema de discussão na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, em dezembro de 2012. Uma portaria do IBAMA publicada no ano passado proibiu a aplicação dos produtos por meio de aviões pulverizadores, devido a impactos ambientais, principalmente sobre o ciclo de vida das abelhas. Mas os produtores de soja e algodão buscaram o apoio do Parlamento para reverter a proibição até que o resultado de estudos mais conclusivos sobre o tema sejam publicados. E com isso, eles conseguiram liberar a pulverização até o final da safra. O senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, que integra a Comissão de Agricultura, aprovou o acordo. 

(Blairo Maggi) Se há problema, não se deve usar. Mas a retirada desses produtos deve ser feita de forma gradual, de forma consensuada com o próprio mercado e os fabricantes. Se eu tiro o produto A, eu tenho que ter o produto B que o substitua na mesma qualidade e nas mesmas condições de preço e de fornecimento”.

(REPÓRTER) Os defensivos agrícolas com restrição são usados no controle de pragas como o bicudo e a mosca branca, que atacam as lavouras de algodão. Os produtores e parlamentares se reuniram com a ministra da Casa Civil Gleisi Hoffman e com técnicos do IBAMA e do Ministério da Agricultura no dia 17 de dezembro. Durante o encontro, os representantes pediram que qualquer restrição que afete a produção agrícola seja discutida com o setor antes de ser publicada.
16/01/2013, 05h29 - ATUALIZADO EM 16/01/2013, 05h29
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00