Salas de cinema poderão ser obrigadas a exibir campanhas educativas — Rádio Senado

Salas de cinema poderão ser obrigadas a exibir campanhas educativas

LOC: AS SALAS DE CINEMA BRASILEIRAS PODERÃO SER OBRIGADAS A EXIBIR, ANTES DO INÍCIO DE CADA SESSÃO, CAMPANHAS EDUCATIVAS CONTRA DROGAS E ÁLCOOL.
 
LOC: PROPOSTA COM ESSE OBJETIVO ESTÁ PRONTA PARA ANÁLISE NAS COMISSÕES DO SENADO. OS DETALHES COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO: 

(Repórter) Tanto o uso de drogas ilegais - como crack, maconha e cocaína - como o abuso das chamadas drogas lícitas, que incluem o álcool, o tabaco, remédios sem prescrição médica, controladores de apetite e anabolizantes, poderão ser alvo de campanhas permanentes em todos os cinemas brasileiros. É o que prevê projeto pronto para análise no Senado, que torna obrigatória a exibição de filmes publicitários antidrogas antes de todas as sessões. De acordo com a proposta, a produção, a distribuição e a exibição do material publicitário vão contar com recursos do Fundo Nacional Antidrogas. A relatora, senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, é favorável à obrigação. Para ela, as maiores vítimas dos vícios são os jovens, por isso a necessidade de se abordar o tema em todas as mídias disponíveis.

(Ana Amélia) A bebida alcoólica, também outras dependências químicas, maconha, cocaína, tudo isso tem efeito devastador sobre a nossa juventude. Temos que cuidar dela tanto quanto de uma Copa do Mundo, tanto quanto de um trem bala e de outros projetos importantes para o país. Não há como tratar e abordar esse tema sem nos preocuparmos com a prevenção em todos os âmbitos: no âmbito do trabalho, no âmbito da escola mas, sobretudo, no âmbito da família.
 
(Repórter) A proposta já foi aprovada pela Câmara dos Deputados, por isso se contar com o aval do Senado segue diretamente para sanção. Vão opinar as comissões de Educação, de Assuntos Econômicos, de Constituição e Justiça e de Ciência e Tecnologia, além do plenário do Senado. Depois da sanção, o governo federal deverá regulamentar a lei, para definir quais órgãos serão responsáveis pela supervisão técnica da produção e ainda pela fiscalização da exibição dos filmes.
07/01/2013, 01h29 - ATUALIZADO EM 07/01/2013, 01h29
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00