Senadores do PT defendem ex-presidente Lula — Rádio Senado

Senadores do PT defendem ex-presidente Lula

LOC: SENADORES DO PARTIDO DOS TRABALHADORES SE REVEZARAM NA TRIBUNA NESTA QUINTA-FEIRA PARA DEFENDER O EX-PRESIDENTE LULA. 

LOC: LULA FOI ALVO DE DENÚNCIAS DO PUBLICITÁRIO MARCOS VALÉRIO, CONDENADO PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL POR ENVOLVIMENTO NO CASO DO MENSALÃO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) Marcos Valério disse à Procuradoria Geral da República que pagou despesas pessoais de Lula, em 2003. O operador do Mensalão afirmou também que Lula sabia do dinheiro tomado junto ao Banco Rural e que teria sido usado para comprar apoio de parlamentares no Congresso Nacional. Ainda segundo Marcos Valério, as despesas com o advogado dele foram pagas pelo Partido dos Trabalhadores. O senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, considera as denúncias mentirosas. Para ele, o presidente Lula fez o melhor governo da história recente do país: 

(Lindbergh Farias) Lula, ao contrário de outros governantes brasileiros, terminou 8 anos de governo com mais de 80 por cento de aprovação, uma façanha política extraordinária em qualquer democracia do mundo. É o cara, como disse o Obama. 

(Repórter) O líder do PT, senador Walter Pinheiro, do estado da Bahia, afirmou que o ex-presidente Lula foi responsável por importantes mudanças no país: 

(Walter Pinheiro) é no governo Lula que se consolida a instância de Estado, com a sua capilaridade, fazendo chegar aos diversos cantos desse país, com políticas públicas, com recursos, com desenvolvimento local, levando, portanto, oportunidade às pessoas. 

(Repórter) E o senador Jorge Viana, do PT do Acre, disse que o governo do ex-presidente Lula soube valorizar as instituições: 

(Jorge Viana) Qual foi o governo desse país que mais fez pela Polícia Federal? Não conheço outro, que não tenha sido o do presidente Lula. Fortaleceu o Supremo, o STJ, todas as instituições, respeitou o Ministério da Justiça. Fez tudo isso. E para quê? Para agora estar pagando esse preço. 

(Repórter) Para o senador Wellington Dias, do PT do Piauí, os ataques a Lula partem de quem não aceita as mudanças implementadas pelo ex-presidente: 

(Wellington Dias) é um ataque a um projeto de país que hoje é destaque em todo o planeta, é um ataque daqueles que perdem na busca do poder a qualquer custo. 

(Repórter) Já o líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do estado do Paraná, declarou que as denúncias de Marcos Valério são graves e não podem ser desconsideradas: 

(Alvaro Dias) O senhor Marcos Valério afirma ter entregue provas ao Procurador Geral da República. E se provas existem, não importa de quem partem as denúncias. Há a necessidade de investigação. 

(Repórter) Na próxima quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça pode votar um pedido dos partidos de Oposição para que Marcos Valério venha ao Senado esclarecer as denúncias. 
13/12/2012, 04h56 - ATUALIZADO EM 13/12/2012, 04h56
Duração de áudio: 02:21
Ao vivo
00:0000:00