Tombini afirma que BC trabalha para melhorar fiscalização dos bancos — Rádio Senado

Tombini afirma que BC trabalha para melhorar fiscalização dos bancos

LOC: O PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL AFIRMOU EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DO SENADO QUE A INSTITUIÇÃO ESTÁ TRABALHANDO PARA MELHORAR O PROCESSO DE FISCALIZAÇÃO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS. 

LOC: O MINISTRO TAMBÉM TROUXE AOS SENADORES NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE A POLÍTICA MONETÁRIA BRASILEIRA. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:  

(Repórter) A audiência Pública para ouvir Tombini é uma exigência do Regimento Interno do Senado que prevê o comparecimento do Presidente do Banco Central de três em três meses na Comissão de Assuntos Econômicos para explicar como está sendo executada a política monetária do País. Além disso, o ministro deu explicações sobre as intervenções e liquidações envolvendo vários bancos como o Pan Americano, o Cruzeiro do Sul e o Rural. O senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, lembrou que as fraudes nos bancos que sofreram intervenções do Banco Central vinham acontecendo há muito tempo e quis saber do ministro porque o BC demorou tanto tempo para identificar o problema, como no caso Banco Cruzeiro do Sul. 

(Cyro Miranda) - A PF aponta para uma sucessão de fraudes relativas a empréstimos consignados, transferências de valores para empresas ligadas aos ex-controladores, fraude contábil e simulação de aquisição de mercadorias para desfalcar o caixa da instituição. Apesar de ter sido o Banco Central que detectou a fraude maior, no banco Pan Americano, porque o BC demorou tanto para identificar tais fraudes? 

(Repórter) Alexandre Tombini disse que a atuação do Banco Central sobre o sistema financeiro é diária, mas reconheceu que é importante melhorar o processo de supervisão e disse que o Banco Central está trabalhando nesse sentido. 

(Alexandre Tombini) Tomamos várias medidas. Por exemplo nós reforçamos a capacidade do Banco Central atuar preventivamente. ....então trabalhamos no sentido de ampliar e dar mais capacidade da fiscalização exercer o seu poder discricionário quando deparado com uma situação concreta, inclusive de exigir mais de uma instituição específica, sem ter que exigir das demais. 

(Repórter) Tombini afirmou ainda que o Brasil precisa se preparar para um período de maior competição internacional quando a crise financeira que atinge todo o Mundo terminar. Ele lembrou que diversos Países desenvolvidos vêm promovendo reformas econômicas visando o futuro.
11/12/2012, 03h59 - ATUALIZADO EM 11/12/2012, 03h59
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00