Oposição quer que Marcos Valério seja ouvido pela CCJ — Rádio Senado

Oposição quer que Marcos Valério seja ouvido pela CCJ

LOC: OS PARTIDOS DE OPOSIÇÃO QUEREM QUE MARCOS VALÉRIO, CONDENADO PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL POR ENVOLVIMENTO NO CASO DO MENSALÃO, SEJA OUVIDO PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DO SENADO. 

LOC: ELES TAMBÉM VÃO PEDIR AO MINISTÉRIO PÚBLICO QUE INVESTIGUE AS DENÚNCIAS, PUBLICADAS NESTA TERÇA-FEIRA PELO JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

(Repórter) Em depoimento à Procuradoria Geral da República, em setembro, Marcos Valério teria dito que pagou despesas pessoais do ex-presidente Lula, em 2003. Teria afirmado também que Lula sabia dos empréstimos tomados junto ao Banco Rural para alimentar o esquema do mensalão. E que as despesas com o advogado dele são pagas pelo PT. Por conta dessas denúncias, a oposição apresentou um requerimento para que Marcos Valério fale à Comissão de Constituição e Justiça. O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, disse que pediu à Procuradoria Geral da República cópia do depoimento do publicitário: 

(Alvaro Dias) Estou também adicionalmente solicitando ao Procurador-Geral da República cópia da íntegra do depoimento prestado por Marcos Valério, no mês de setembro, tendo em vista que o julgamento do mensalão já foi encerrado e o depoimento não constitui peça do inquérito. 

(Repórter) Os partidos de oposição também vão pedir à Procuradoria Geral da República que abra uma investigação sobre as denúncias de Marcos Valério. Mas a senadora Vanessa Graziotin, do PCdoB do Amazonas, pediu cautela: 

(Vanessa Grazziotin) Acho muito perigoso e parece mais uma ação orquestrada, cujo objetivo é atingir o ex-Presidente Lula de qualquer forma, a qualquer custo. Não é assim que uma pessoa tem a sua imagem destruída. 

(Repórter) O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, considera as denúncias de Marcos Valério mentirosas: 

(José Sarney) É uma profunda inverdade porque na verdade a pessoa que disse não tem autoridade para falar sobre o presidente Lula, que é um patrimônio do país, da história do país, pela sua vida, por tudo o que ele tem feito. 

(Repórter) Já o senador Jarbas Vasconcelos, do PMDB de Pernambuco, disse que as denúncias são graves e que ninguém está acima da lei: 

(Jarbas Vasconcelos) Não adianta dizer que Lula é patriota, que Lula é patrimônio disto ou daquilo, porque isso pouco importa. Lula não está acima da lei, acima da Constituição. É preciso que se apure. 

(Repórter) Em viagem a Paris, onde participa da abertura do Fórum pelo Progresso Social, o ex-presidente Lula não quis comentar as denúncias de Marcos Valério. Disse apenas que são mentiras.
11/12/2012, 06h22 - ATUALIZADO EM 11/12/2012, 06h22
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00