Governo irá combater exploração sexual infantil nas cidades da Copa — Rádio Senado

Governo irá combater exploração sexual infantil nas cidades da Copa

LOC: O GOVERNO DEVE COMBATER A EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL NAS CIDADES QUE VÃO RECEBER OS JOGOS DA COPA DO MUNDO, NAS REGIÕES DE FRONTEIRA E COM GRANDES OBRAS EM ANDAMENTO. 

LOC: O ANÚNCIO FOI FEITO NESTA QUINTA-FEIRA POR AUTORIDADES E ESPECIALISTAS DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS QUE DISCUTIU O ASSUNTO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: Um levantamento da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República registra a existência de prostituição, turismo e tráfico sexual infantil em aproximadamente mil municípios brasileiros. Deste total, quase 400 são destinos turísticos. Durante debate na Comissão de Direitos Humanos, os especialistas e autoridades lamentaram a tolerância da sociedade brasileira com este tipo de crime. Eles explicaram que as redes de exploração sexual infantil envolvem agências de viagem, bares, barracas de praia, boates, hotéis, taxistas e garçons. A secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Angélica Goulart, anunciou que a prioridade nos próximos anos é combater este problema nas cidades que vão receber os jogos da Copa do Mundo, nas regiões de fronteira e com grandes obras de infraestrutura. Para o coordenador do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes, Vicente Faleiros, o governo ouviu o alerta da sociedade: 

(Vicente) Nós da sociedade alertamos e o governo assumiu a questão da copa, que é uma situação propícia à exploração sexual, a situação das grandes obras, as represas, onde há muitos homens, aglutinados, a situação de garimpos, a situação de fronteiras. Atuar naquelas situações que são mais dramáticas. 

(REPÓRTER) Os especialistas também disseram que o abuso e a exploração sexual deixam marcas para o resto da vida. O presidente da Comissão de Direitos Humanos, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, defendeu que o governo e a sociedade devem lutar juntos contra este tipo de crime. 

(Paim) Devido a gravidade dos fatos, mas que nos bota em estado de alerta para fazer o bom combate contra este bandidos 

(REPÓRTER) Os convidados também destacaram o trabalho do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes. A ligação para o Disque 100 é gratuita e pode ser feita de celular ou telefone fixo. O serviço funciona 24 horas por dia.
06/12/2012, 00h36 - ATUALIZADO EM 06/12/2012, 00h36
Duração de áudio: 02:21
Ao vivo
00:0000:00