Cooperação entre Brasil e Alemanha está crescendo, diz diplomata — Rádio Senado

Cooperação entre Brasil e Alemanha está crescendo, diz diplomata

LOC: A COOPERAÇÃO ESTRATÉGICA ENTRE BRASIL E ALEMANHA ESTÁ CRESCENDO, E VAI AUMENTAR AINDA MAIS. 

LOC: A AFIRMAÇÃO FOI FEITA PELA DIPLOMATA MARIA VIOTTI, APROVADA PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES PARA SER A EMBAIXADORA DO BRASIL NA MAIOR ECONOMIA EUROPÉIA. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TEC: A Alemanha vem priorizando aumentar suas relações econômicas e estratégicas com os chamados países emergentes, nos quais o Brasil ocupa uma posição de destaque. A informação foi revelada pela diplomata Maria Ribeiro Viotti, indicada pelo governo do Brasil para ser a embaixadora na maior economia européia. As relações econômicas entre os dois países cresceu muito nos últimos anos e vai continuar aumentando, segundo Maria Viotti. 

(MARIA RIBEIRO VIOTTI): O intercambio comercial Brasil-Alemanha tem demonstrado notável crescimento. Mais que dobrou entre 2005 e 2011, passando de 11,2 bilhões em 2005 a 24,3 bilhões em 2011. A Alemanha é um dos maiores investidores no Brasil. Há mais do que 1.200 empresas alemãs instaladas no Brasil, o que transforma o Brasil no maior parque industrial de empresas alemãs fora da Alemanha. O estoque de investimentos é hoje de cerca de 30 bilhões de dólares. 

(REP): A Alemanha também optou por receber 10.200 jovens cientistas brasileiros para o programa "Ciência sem Fronteiras". Ainda segundo Viotti muitos empresários alemães, experts na organização de mega-eventos esportivos, esperam uma oportunidade por causa da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. A primeira-ministra Angela Merkel deve vir ao país em 2013 quando começar o "ano da Alemanha no Brasil". E a literatura brasileira será a maior homenageada na "Feira de Frankfurt", o maior evento da indústria de livros do mundo. O presidente da Comissão de Relações Exteriores, Fernando Collor do PTB de Alagoas, chamou a atenção para o papel da Alemanha em meio à crise européia. 

(FERNANDO COLLOR): Sem dúvida dentro da Europa é de longe a maior potência, com esta pujança econômica no meio de uma débâcle econômica da Zona do Euro. 

(REP): Também o vice-presidente da Comissão, senador Cristovam Buarque do PDT do Distrito Federal, considera fundamental o aumento das relações Brasil-Alemanha. 

(CRISTOVAM BUARQUE): É um lugar fundamental para o Brasil observar a Europa, com os olhos do Governo que decide como vai ser o futuro da Europa. O futuro da Europa é decidido pela Europa, mas se for escolher um dos países que decide o futuro da Europa, certamente a Alemanha é o principal hoje, pelo poder que adquiriu. 

(REP): A indicação de Viotti será analisada agora no plenário do Senado.
06/12/2012, 00h33 - ATUALIZADO EM 06/12/2012, 00h33
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00