Senado comemora o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga — Rádio Senado

Senado comemora o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga

LOC: O SENADO COMEMOROU NESTA SEGUNDA-FEIRA, EM SESSÃO ESPECIAL, O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO CANTOR E COMPOSITOR LUIZ GONZAGA.  

LOC: O ARTISTA FOI O RESPONSÁVEL POR POPULARIZAR A MÚSICA NORDESTINA E CONSAGRAR O BAIÃO COMO GÊNERO MUSICAL BRASILEIRO. REPÓRTER GEORGE CARDIM:  

LOC: BG:  Asa Branca "Quando olhei a terra ardendo/ qual fogueira de São João/ eu perguntei a Deus do céu, ai/ por que tamanha judiação? eu perguntei a Deus do céu, ai/ porque tamanha judiação?....." (REP) Luiz Gonzaga nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, em Exu, no interior de Pernambuco, e foi o responsável por popularizar e consagrar o baião em todo o país. O artista gravou 667 músicas em mais de 200 discos. Neles cantou as alegrias e dificuldades do povo nordestino, como em Asa Branca, a canção emblemática de sua carreira e considerada o hino do nordeste brasileiro. O autor do pedido para a homenagem, senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, lembrou que "Gonzagão" se manteve fiel às suas origens e inspirou compositores de diferentes gerações. (Inácio) "Um homem que chamamos de rei. Rei de primeira grandeza, da arte que a nossa nação produz. Luiz Gonzaga do Nascimento, o Rei do Baião. O ritmo do nordeste, do sertão, do interior do Brasil. Viva Luiz Gonzaga ....aplausos..." 

(REP) Presente na Sessão Especial, o cantor e compositor cearense,Raimundo Fagner, cantou "a morte do Vaqueiro" e elogiou a iniciativa do Senado em homenagear Luiz Gonzaga. (Fagner) Tengo lengo, tendo, lengo, tengo, lengo tengo .....Eu só queria dizer da honra de estar aqui. Agradecer esta iniciativa ao Senado por fazer esta homenagem a este homem extraordinário que colocou o nordeste no mapa do Brasil e no mapa do mundo. Então dizer que o Senado está de parabéns, o Brasil está de parabéns" 

(REPÓRTER) Em outubro deste ano, foi lançado o filme "Gonzaga, de pai para filho", que conta a trajetória do músico e sua conturbada relação com o filho Gonzaginha, cantor e compositor de sucesso nos anos 70 e 80. O filme já foi visto por cerca de um milhão e quinhentos mil brasileiros. 

Téc: BG A vida de viajante ("Minha vida é andar por este país/pra ver se um dia descanso feliz/ trazendo as recordações das terras onde passei, andando pelos sertões e dos amigos que lá deixei")
03/12/2012, 00h50 - ATUALIZADO EM 03/12/2012, 00h50
Duração de áudio: 02:38
Ao vivo
00:0000:00