Odair Cunha retira trechos do parecer para garantir aprovação do relatório — Rádio Senado

Odair Cunha retira trechos do parecer para garantir aprovação do relatório

LOC: O RELATOR DA CPI MISTA DO CACHOEIRA RETIRA TRECHOS DO PARECER NA TENTATIVA DE GARANTIR APROVAÇÃO DAS CONCLUSÕES DA COMISSÃO. 

LOC: A OPOSIÇÃO E O CHAMADO GRUPO DOS INDEPENDENTES VÃO APRESENTAR RELATÓRIOS ALTERNATIVOS POR DISCORDAREM DO DEPUTADO ODAIR CUNHA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Antes mesmo de iniciar a leitura do resumo de seu relatório, o deputado Odair Cunha, do PT mineiro, anunciou a retirada dos capítulos 6 e 7. Ele excluiu das conclusões da CPI Mista do Cachoeira o pedido de investigação do procurador-geral da República pelo Conselho do Ministério Público Federal. Roberto Gurgel é acusado de atrasar as investigações do esquema de corrupção de Carlinhos Cachoeira iniciadas em 2010 na Operação Vegas, da Polícia Federal, mas que só foram retomadas no início deste ano, com a Operação Monte Carlo. Por pressão dos integrantes da CPI, Odair Cunha também retirou o indiciamento de cinco jornalistas que teriam ligação com o contraventor. Ele admitiu que o recuo foi para garantir a aprovação do relatório final. 

(Odair Cunha) Não são questões centrais do nosso relatório. A questão central do nosso relatório é o núcleo da organização criminosa, o seu funcionamento, as empresas que contribuíram efetivamente para o funcionamento da organização. Exatamente por isso, achei por bem retirar então, ouvindo o plenário da Comissão e a manifestação de diversas bancadas e líderes. 

(Repórter) O relator manteve o pedido de responsabilização de políticos envolvidos com Cachoeira. Entre eles, o governador de Goiás, Marconi Perillo, e o deputado Carlos Leréia, ambos do PSDB; e o prefeito de Palmas, Raul Filho, do PT, além do indiciamento de empresários, como o dono da construtora Delta, Fernando Cavendish. Odair Cunha vai remeter para o Ministério Público Federal e para a Polícia Federal todo o banco de dados da CPI para a continuidade das investigações da movimentação de R$ 148 bilhões pelo esquema de Cachoeira. Ao criticar o relatório, o líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, anunciou que vai apresentar um voto em separado para investigar o que a CPI deixou de apurar, como a destinação dos recursos que a construtora Delta repassou para as centenas empresas de fachada. 

(Alvaro Dias) Não temos essa intenção. O relatório é confuso. É um relatório que ignorou o mais importante, por isso, vamos apresentar um voto em separado. E ao apresentarmos um voto em separado, votaremos contra esse relatório. 

(Repórter) A votação do relatório final da CPI Mista do Cachoeira está marcada para a próxima semana. Da Radio Senado, HC.
28/11/2012, 05h57 - ATUALIZADO EM 28/11/2012, 05h57
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00