CAS destina R$ 1 bilhão para reforçar orçamento da saúde em 2013 — Rádio Senado

CAS destina R$ 1 bilhão para reforçar orçamento da saúde em 2013

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DESTINOU 1 BILHÃO DE REAIS EM EMENDAS PARA REFORÇAR O ORÇAMENTO DA SAÚDE NO ANO QUE VEM.  

LOC: VÃO SER BENEFICIADAS A REDE SARAH DE HOSPITAIS, A FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE E AS PREFEITURAS MUNICIPAIS. A REPORTAGEM É DE SERGIO VIEIRA.  

TÉC: O relator das Emendas na Comissão foi o próprio relator–geral do Orçamento para o ano que vem, o senador Romero Jucá do PMDB de Roraima. Ele destinou 1 bilhão de reais para a melhoria do sistema de saúde do país. Serão 250 milhões de reais para o hospital Sarah Kubitschek, 250 milhões para a Fundação Nacional de Saúde investir nos sistemas de coleta de lixo nas cidades com até 250 mil habitantes, o que ajudará na prevenção de doenças, outros 250 milhões para as prefeituras investirem no atendimento básico da população e mais 250 milhões para a estruturação do sistema de Unidades de Atendimento Especializado. Jucá explicou qual foi sua motivação ao priorizar a saúde na hora de definir quais seriam as emendas da Comissão. 

(ROMERO JUCÁ): Nós temos historicamente a questão do Sarah, nós temos os resíduos sólidos que temos uma Lei até 2014 tem que ser implantado, as cidades com menos de 50 mil habitantes não tem muita saída pra resolver isto. E nós temos o fortalecimento da atenção especializada e da atenção básica, que na verdade é a grande demanda da sociedade brasileira. 

(REP): O senador Mozarildo Cavalcanti do PTB de Roraima elogiou a preocupação de Jucá com a área da saúde pública, mas lembrou que tão importante quanto isto é que o governo combata a corrupção na hora de aplicar os recursos. 

(MOZARILDO CAVALCANTI): Aumenta-se os recursos no Orçamento aqui, mas quando é liberado é surrupiado. É lamentável ver corrupção na saúde, porque a corrupção é condenável em qualquer setor, mas na saúde eu considero até que é um crime hediondo. Você roubar dinheiro de quem precisa, que está doente e até propiciando a morte em muitos casos. Por exemplo a FUNASA, o Governo mesmo constatou foram desviados 500 milhões de reais. 

(REP): O objetivo é que o texto final do Orçamento seja aprovado pelo Congresso Nacional até o dia 22 de dezembro.
28/11/2012, 00h08 - ATUALIZADO EM 28/11/2012, 00h08
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00