Senadores querem ouvir Ministro da Justiça a respeito da operação — Rádio Senado

Senadores querem ouvir Ministro da Justiça a respeito da operação

LOC: SENADORES APRESENTAM REQUERIMENTOS PARA OUVIR O MINISTRO DA JUSTIÇA E OS SERVIDORES INVESTIGADOS PELA OPERAÇÃO PORTO SEGURO, DA POLÍCIA FEDERAL.  

LOC: A OPERAÇÃO APONTOU A EXISTÊNCIA DE UM ESQUEMA DE CORRUPÇÃO ENVOLVENDO FUNCIONÁRIOS DO GABINETE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EM SÃO PAULO, DA ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO E DE AGÊNCIAS REGULADORAS. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) De acordo com a Polícia Federal, foi identificado na operação Porto Seguro um esquema de tráfico de influência envolvendo servidores de segundo e terceiro escalões do governo. Eles são acusados de, em troca de propina, emitir pareceres e tomar decisões em benefício de empresários. As denúncias atingem, entre outros, a agora demitida chefe do gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha. E também o advogado geral adjunto da União, José Weber Holanda Alves, além de dois diretores das agências nacionais de Águas e de Aviação Civil. Nesta segunda-feira, o líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, anunciou a apresentação de requerimentos, a diferentes comissões do Senado, para que sejam ouvidos, além dos servidores denunciados, os ministros da Justiça e da Advocacia Geral da União. 

(Alvaro Dias) Estamos apresentando vários requerimentos. Um deles encaminhado ao superintendente da PF em São Paulo, de compartilhamento de informações referentes à operação Porto Seguro. Os demais dizem respeito à convocação das pessoas envolvidas e também do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e do Advogado Geral da União, Luis Inácio Adams, e seu adjunto, Holanda. 

(Repórter) O senador Pedro Simon, do PMDB gaúcho, também anunciou a apresentação de requerimentos com esse objetivo, e defendeu que José Eduardo Cardoso seja o primeiro a ser ouvido no Senado. 

(Pedro Simon) É claro que os outros devem vir, mas nós queremos ouvir primeiro o ministro da Justiça. Para que mostre e explique a esta Casa como essas coisas acontecem. 

(Celso) Outro senador a pedir a convocação dos envolvidos na operação da Polícia Federal foi Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso. 

(Pedro Taques) Nós precisamos sim ouvir os envolvidos nesta operação. Não podemos fazer prejulgamentos, nós estamos ainda diante de uma investigação, mas uma investigação séria, em que o núcleo da Presidência da República lá no estado de SP, ali eram praticadas condutas no mínimo não republicanas. 

(Repórter) A operação Porto Seguro foi deflagrada após um servidor do Tribunal de Contas da União admitir à Polícia Federal, arrependimento por ter aceitado propina em troca de um parecer favorável a uma companhia do setor portuário.
26/11/2012, 06h25 - ATUALIZADO EM 26/11/2012, 06h25
Duração de áudio: 02:17
Ao vivo
00:0000:00