Brasil tem papel relevante para redução do efeito estufa no mundo — Rádio Senado

Brasil tem papel relevante para redução do efeito estufa no mundo

LOC: O BRASIL TEM UM PAPEL RELEVANTE PARA A REDUÇÃO DO EFEITO ESTUFA NO MUNDO, AFIRMOU O DIRETOR EXECUTIVO DO INSTITUTO DE PESQUISA AMBIENTAL DA AMAZÔNIA, IPAM.

LOC: ELE E A DIRETORA DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, JULIANA SIMÕES, FORAM OUVIDOS NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO MISTA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:
 
(Repórter) Nas audiências promovidas pela Comissão Mista de mudanças climáticas estão sendo discutidas as ações do governo para a redução da emissão de gases de efeito estufa. Dessa vez, o debate foi sobre a Amazônia. Embora a grande responsável pelo aumento da temperatura da atmosfera seja a queima de combustíveis fosseis, como Petróleo, carvão mineral e gás natural, o desmatamento contribui para isso. Para o Diretor Executivo do IPAM, o Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia, Paulo Moutinho, o papel do Brasil e, especialmente, da Região Amazônica, é fundamental para a redução desses índices.

(Paulo Moutinho) O último relatório do IPCC que reúne mais de 3 mil cientistas no mundo fala que é extremamente importante reduzir o desmatamento e aí o Brasil tem um grande papel fundamental nesse processo porque continua sendo apesar dos esforços, um dos grandes emissores por derrubada de florestas já que temos ainda índices elevados de desmatamento todo ano. 

(Repórter) Representante da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Juliana Simões afirmou que o País deu importante passo em 2003, quando elaborou estratégia conjunta de desmatamento. A medida, segundo ela, resultou na redução de 77 por cento em relação a 2004. Agora, revelou Juliana, foi adotada nova ação para resolver o problema: a criação de um gabinete que vai reunir os ministérios da Defesa, Justiça e Meio Ambiente para atuar em seis áreas críticas.
 
(Juliana Simões) São seis áreas, três no estado do Pará, uma no estado do Mato Grosso, uma no Acre e outra no estado do Amazônia. Nessas áreas a Força Nacional de Segurança, a Polícia Federal e o IBAMA vão ficar presentes 365 dias por ano, não vai sair, são bases operativas fixas embora possam se movimentar na região e aí com isso a gente espera que nessas áreas que estão com desmatamento crescente, elas vão cair drasticamente no próximo período.
 
(Repórter) O relatório final da Comissão deve ser apresentado até o dia dezenove de dezembro pelo senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná.
21/11/2012, 05h53 - ATUALIZADO EM 21/11/2012, 05h53
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00