Senado aprova inclusão de ética e política na grade escolar — Rádio Senado

Senado aprova inclusão de ética e política na grade escolar

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU O PROJETO QUE INCLUI AS DISCIPLINAS ÉTICA SOCIAL E POLÍTICA, NO ENSINO MÉDIO; E CIDADANIA, MORAL E ÉTICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL. 

LOC: A PROPOSTA ALTERA A LEI DE DIRETRIZES E BASE DA EDUCAÇÃO, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) O autor do projeto, senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, acredita que essas disciplinas são necessárias porque o Brasil ocupa atualmente a posição de número 50 no ranking das nações mais corruptas do mundo. E para Sérgio Souza, a única forma de o país superar os problemas relacionados à falta de ética e à corrupção é preparando as crianças e os jovens para o exercício responsável da cidadania: 

(Sérgio Souza) Nós precisamos formar cidadãos, cidadãos éticos e morais, politizados – mas não é política ideológica, não! É política de conhecer melhor os seus direitos e, mais do que isso, conhecer os seus deveres. Como vamos acabar com CPIs, mensalões no futuro? Formando cidadãos responsáveis, que venham escolher de forma responsável os seus representantes e, mais do que isso, que sejam os representantes de uma sociedade brasileira que quer ser um País de primeiro mundo amanhã. 

(Repórter) Segundo a proposta, passa a ser obrigatória no ensino fundamental a disciplina Cidadania, Moral e Ética. Já no ensino médio será obrigatória a disciplina: Ética Social e Política. A proposta do senador Sérgio Souza segue para a análise da Câmara dos Deputados.
14/11/2012, 04h42 - ATUALIZADO EM 14/11/2012, 04h42
Duração de áudio: 01:11
Ao vivo
00:0000:00