Democratas vai manter obstrução se emendas não forem liberadas — Rádio Senado

Democratas vai manter obstrução se emendas não forem liberadas

LOC: O DEMOCRATAS VAI MANTER OBSTRUÇÃO EM PLENÁRIO ENQUANTO O GOVERNO NÃO LIBERAR AS EMENDAS PARLAMENTARES.  

LOC: A GARANTIA É DO LÍDER DO PARTIDO, SENADOR JOSÉ AGRIPINO, QUE FALOU SOBRE O ASSUNTO COM O REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(Repórter) o Congresso Nacional tentou, mas não conseguiu votar nesta semana seis projetos de decreto legislativo. As propostas abrem créditos suplementares ao Orçamento da União no valor de 4,2 bilhões de reais. Só o Ministério da Educação aguarda a liberação de quase um bilhão e setecentos milhões de reais para o FIEES, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior. Mas para votar essas matérias, as lideranças do governo terão que colocar em plenário pelo menos 257 deputados e 41 senadores, que é o quorum necessário. Isso porque parlamentares oposicionistas, principalmente do Democratas, estão em obstrução, ou seja, não vão contar presença em plenário. Na Câmara, o partido reclama de um suposto desrespeito ao rodízio de vagas para as comissões mistas que analisam as medidas provisórias. Já no Senado, o problema é a liberação das emendas parlamentares, como explica o líder do Democratas, senador José Agripino, do Rio Grande do Norte: 

(José Agripino) O dinheiro do orçamento não é dinheiro do governo, é dinheiro do país, e as emendas parlamentares são de interesse dos estados e municípios, independentemente de conotações político-partidárias. Ou o governo cumpre seus compromissos com os partidos de governo e oposição por igual ou não haverá acordo de nossa parte. Eles que coloquem número e que ganhem com o número que puderem ter e nós exerceremos o democrático papel de fazer oposição e de obstruir quando for o caso. 

(Repórter) os projetos de decreto legislativo foram aprovados na Comissão Mista de Orçamento no dia 31 de outubro. Além do Ministério da Educação, esperam pelos créditos os Ministérios da Cultura, do Esporte e de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre os programas a serem beneficiados estão o da construção do satélite Amazônia 1, o Cinema Perto de Você, e o que concede bolsa para atletas olímpicos e paraolímpicos. Órgãos do Judiciário e do Legislativo também aguardam liberação de créditos orçamentários.
09/11/2012, 05h51 - ATUALIZADO EM 09/11/2012, 05h51
Duração de áudio: 01:13
Ao vivo
00:0000:00