Rollemberg defende aumento dos investimentos nos parques nacionais — Rádio Senado

Rollemberg defende aumento dos investimentos nos parques nacionais

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DO SENADO DEFENDEU, EM PLENÁRIO, O AUMENTO DOS INVESTIMENTOS NOS PARQUES NACIONAIS.
 
LOC: RODRIGO ROLLEMBERG, QUE É DO PSB DO DISTRITO FEDERAL, TAMBÉM PEDIU URGÊNCIA NA APROVAÇÃO DE UM PROJETO QUE CRIA CARGOS PARA O IBAMA E PARA O INSTITUTO CHICO MENDES. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
 
(Repórter) São 76 parques nacionais nas cinco regiões do Brasil. E a situação dessas unidades preocupa o presidente da Comissão de Meio Ambiente, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal. Segundo ele, faltam investimentos para desenvolver o potencial dos parques. Um dos problemas é a precariedade da infraestrutura para receber os turistas. Rollemberg citou um levantamento comprovando que os recursos efetivamente aplicados pelo Brasil nas áreas protegidas são bem menores do que em outros países.
 
(Rodrigo Rollermberg) Segundo pesquisa da Unep/WCMC, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, no Brasil são investidos em média 54,3 reais por hectare protegido. Na África do Sul, 67,9 reais e nos Estados Unidos 156,12 reais.
 
(Repórter) Além da falta de dinheiro, o senador Rodrigo Rollemberg destacou a carência de mão de obra especializada para proteger os parques nacionais. O senador disse que um fiscal ambiental brasileiro é responsável por vigiar uma área nove vezes maior do que um fiscal norte-americano. Para mudar esse cenário, Rodrigo Rollemberg fez um apelo para que seja aprovado o projeto de lei da Câmara dos Deputados que abre mil vagas de analista na área ambiental para reforçar os quadros do Ibama e do Instituto Chico Mendes.
 
(Rodrigo Rollemberg) O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça desta Casa, e como relator da matéria que sou conto com o apoio para dar celeridade a sua análise, já que está em discussão aqui no Senado desde o ano passado com o parecer pronto.
 
(Repórter) O projeto não prevê aumento de despesas, uma vez que os mil cargos de analista ambiental seriam transformados de postos vagos nas carreiras de Previdência, Saúde e Trabalho.
06/11/2012, 05h22 - ATUALIZADO EM 06/11/2012, 05h22
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00