Três comissões vão debater ameaças às plantações de cacau — Rádio Senado

Três comissões vão debater ameaças às plantações de cacau

LOC: TRÊS COMISSÕES DO SENADO VÃO DEBATER AS AMEAÇAS ÀS PLANTAÇÕES DE CACAU.

LOC: SENADORES ALERTAM QUE DOENÇAS AGRÍCOLAS E A FALTA DE INCENTIVO ESTÃO PREJUDICANDO OS PRODUTORES. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.

TÉC: As comissões de Agricultura, de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Regional e Turismo vão discutir, em conjunto, formas de recuperar a atividade cacaueira, que tem sofrido perdas em função de doenças que atacaram as áreas cultivadas. A ideia do debate foi dos senadores Benedito de Lira, do PP de Alagoas, Lídice da Mata, do PSB da Bahia, e Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal. O senador Benedito de Lira, que é presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, lembrou que a produção de cacau já foi uma importante atividade econômica no Brasil, e que com incentivo do Estado, pode retomar sua posição de destaque.

(Benedito de Lira) O cacau sempre foi, lá atrás, no começo dessa República, a atividade agrícola que teve a maior importância. O cacau era como o café, nos tempos de hoje, e, atualmente, a indústria sucroalcooleira, que ocupa um espaço considerável, apesar das dificuldades por que passa o setor. Mas em decorrência das pragas, logicamente que a produção cacaueira teve um declínio considerável, com especialidade no estado da Bahia, o berço do cacau brasileiro.

(Repórter) O senador Tomás Correia, do PMDB de Rondônia, disse que seu estado já foi um produtor significativo de cacau, mas hoje a produção está paralisada, principalmente em função de doenças.

(Tomás Correia) Nós precisamos fazer com que haja estímulo ao produtor, para que ele possa ter não só o preço, mas também capacidade de produção. E a vassoura de bruxa, eu também sou um pequeno produtor de cacau, tenho uma área de 10 hectares e está abandonada porque exatamente não há estímulo nenhum, não há quem queira nem tocar o cacau. Não há nem parceiros que queiram lidar com a agricultura, com essa fase da doença que dá no cacau, sobretudo a vassoura de bruxa.

(Repórter) Serão convidados representantes do Ministério da Agricultura, do conselho de secretários de Agricultura, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, e da Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira, entre outros. O debate deve acontecer no início de dezembro.
05/11/2012, 00h23 - ATUALIZADO EM 05/11/2012, 00h23
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00