Senadores da Comissão de Educação elogiam realização do exame — Rádio Senado

Senadores da Comissão de Educação elogiam realização do exame

LOC: SENADORES DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO ELOGIARAM A REALIZAÇÃO DO ENEM, REALIZADO NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA.
 
LOC: O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO REUNIU MAIS DE QUATRO MILHÕES DE ESTUDANTES DE TODO O PAÍS. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.

(Repórter) Criado para avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio, o Enem é também utilizado por diversas universidades como vestibular para selecionar os alunos de seus cursos superiores. Em entrevista coletiva na noite de domingo, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um balanço positivo da atual edição do Exame.

(Aloysio Mercadante) Acho que o planejamento foi muito bem feito, a logística foi de grande complexidade e eficiente, uma taxa de presença muito elevada, os incidentes foram todos administrados, nenhum indício de qualquer episódio que pudesse arranhar a credibilidade, a seriedade e a eficiência com que esse exame foi implantado. 

(Repórter) Integrante da Comissão de Educação do Senado Federal, o senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, elogiou o planejamento feito para o Enem, e disse que os exames passados também poderiam ter ocorrido sem maiores incidentes.

(Cyro Miranda) Foi feito com planejamento, pelo que a gente pôde perceber e o que a gente criticava no passado nós tínhamos razão. Na gestão do ex-ministro Haddad foi realmente uma confusão. Todos eles tinham problemas. Então, a questão é a seguinte, fizeram a coisa certa. Nesse país a gente, quando as coisas acontecem de uma maneira certa a gente fica feliz, e dá os parabéns, quando devia ser a rotina e obrigação.
 
(Repórter) Também o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, elogiou a organização do Enem neste ano. Ele, porém, lembrou que, na sua origem, o Exame não foi implantado como porta de entrada para a universidade. Para Cristovam, o melhor instrumento de acesso ao ensino superior ainda é o PAS, o Programa de Avaliação Seriada.
 
(Cristovam Buarque) Claro que temos que comemorar, não se faz fácil um exame com milhões de pessoas. Agora, sobre entrar na universidade, eu ainda defendo o sistema que eu ajudei a implantar no DF como reitor e como governador, porque em vez de uma só prova como é o Enem, a gente faz três provas: uma no final do primeiro ano do ensino médio, outra no final do segundo e outra no final do terceiro, que é o PAS. Permite não apenas avaliar o ensino médio, mas forçar o aluno a estudar ao longo de todos os três anos.
 
(Repórter) Os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio de 2012 devem ser divulgados nesta quarta-feira, no site do Ministério da Educação, que é o http://www.mec.gov.br
05/11/2012, 04h17 - ATUALIZADO EM 05/11/2012, 04h17
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00