CRA aprova regulamentação da atividade conhecida como "rochagem" — Rádio Senado

CRA aprova regulamentação da atividade conhecida como "rochagem"

LOC: OS PRODUTORES RURAIS PODERÃO CONTAR COM UMA NOVA FONTE DE FERTILIZAÇÃO DO SOLO: ROCHAS MOÍDAS, QUE SÃO DESCARTADAS NA MINERAÇÃO. 

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA A REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE CONHECIDA COMO "ROCHAGEM". A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: TÉC: 

(ADRIANO / S SOUZA) Um alívio para o bolso do produtor que tem de usar fertilizantes na agricultura. É o que promete a chamada "rochagem", tecnologia que usa rocha moída rica em nutrientes para melhorar a fertilidade do solo. Foi o que destacou o senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, relator do projeto que formaliza a técnica como categoria de insumo na agricultura. 

(S SOUZA) Os custos da aplicação do pó de rocha podem ser significativamente menores quando comparados com a adubação química. 

(REPÓRTER) A proposta foi aprovada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária e agora segue para a Câmara dos Deputados. Quem apresentou o projeto foi o senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal. Ele disse que usar como fertilizante rochas que seriam descartadas pela mineração é bom para o meio ambiente. 

(ROLLEMBERG) Nós fizemos uma audiência no âmbito da Comissão de Meio Ambiente. Ficou muito clara a importância para a sustentabilidade da agricultura brasileira e para o aproveitamento de resíduos para a mineração no Brasil que passarão a ter uma utilização nobre na agricultura. 

(REPÓRTER) A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária também aprovou o projeto que torna crime a falsificação e a venda ilegal agrotóxicos. Quem comercializar esses produtos sem o registro oficial poderá pegar de três a seis anos de prisão, além de pagar multa. A proposta tem que cumprir mais uma etapa no Senado: passar pela Comissão de Constituição e Justiça. Da Rádio Senado, Adriano Faria.
01/11/2012, 00h56 - ATUALIZADO EM 01/11/2012, 00h56
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00