Senado aprova indicação de Teori Zavascki para o STF — Rádio Senado

Senado aprova indicação de Teori Zavascki para o STF

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA A INDICAÇÃO DE TEORI ZAVASCKI PARA O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.  

LOC: O NOVO MINISTRO VAI SUBSTITUIR CEZAR PELUSO, QUE SE APOSENTOU NO FINAL DE AGOSTO. REPORTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) Indicado pela presidente Dilma Rousseff, Teori Zavascki já havia tido, em setembro, seu nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça. Ele deixa o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça para assumir, no Supremo Tribunal Federal, a vaga deixada por Cezar Peluso, aposentado compulsoriamente por ter completado 70 anos de idade. Nascido em Santa Catarina, Zavascki tem 64 anos e está no STJ há nove. O líder do governo, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, elogiou a indicação de Zavascki para o Supremo, e também destacou a forma pela qual o novo ministro foi sabatinado no Senado Federal. 

(Eduardo Braga) Uma sabatina que não houve atropelos, muito pelo contrário, houve tempo necessário para que todos os senadores pudessem manifestar as suas indagações, fazendo perguntas, esclarecimentos, buscando um posicionamento sobre o ministro Teori Zavascki, parabéns ao ministro Teori. 

(Repórter) Também o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, elogiou a escolha de Zavascki para o STF. 

(José Sarney) Trata-se de um homem excepcionalmente competente, de uma capacidade reconhecida e de uma integridade a toda prova. 

(Repórter) A indicação de Teori Zavascki recebeu 57 favoráveis e 4 contrários. Ainda na sessão desta terça-feira, os senadores aprovaram o nome de Arnaldo Caiche para acumular os cargos de embaixador do Brasil nas Repúblicas do Benin e do Níger.
30/10/2012, 05h56 - ATUALIZADO EM 30/10/2012, 05h56
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00